Filipe Fernandes
O mês de maio é comemorado o dia nacional do Líder Comunitário, essa data foi criada com o objetivo de homenagear aquele sendo responsável por ser o “porta-voz do povo”, uma figura de grande importância no âmbito popular, pois ajuda a representar as preocupações e vontades da população diante do poder público.
A região de Piracicaba, em toda sua extensão, é composta por muitas comunidades, e nesses locais onde o poder público é ausente, a figura do Líder Comunitário é de extrema importância, pois ele tem o papel de ouvir as necessidades da comunidade e levar essas demandas ao poder público, além de instruir a comunidade de acordo com suas carências. Logo, o líder comunitário tem o papel essencial de organizar a comunidade, de representar a comunidade cobrando as políticas públicas para a melhoria de todos. A responsabilidade do líder comunitário é sempre se preocupar com o bem comum.
A essência de uma liderança é sempre estar aberta ao diálogo, ser comunicativo, compreensivo, conhecer a realidade de onde iniciará um trabalho, buscar a participação e interação do grupo ou entidade que está à frente, ser uma pessoa democrática, humilde, centrada e equilibrada, e estar sempre atualizada com a conjuntura.
As lideranças que carregam a confiança das comunidades merecem ser respeitadas por suas lutas e resistência, pois trilham um caminho de muitos desafios; fazem isso com o intuito de ajudarem pessoas que se postam em suas vidas.
Toda comunidade tem o direito de conviver lideranças capazes de identificar problemas locais em conjunto com os moradores para discutir e apresentar propostas de soluções, além de cobrar providências do poder público municipal, estadual ou federal. Uma das principais qualidades de uma liderança local é a capacidade de sentir a dor do outro, sensibilizar-se e lutar sempre que a injustiça social ou econômica ameaçar os direitos da coletividade.
_____
Filipe Fernandes, líder comunitário e do grupo G% Comunidades