Jose F. Höfling
Quem ainda não se conscientizou da grandeza e da plenitude deste planeta, da incrível diversidade de espécies animais e vegetais presentes em todos os continentes, vivendo
Juntos e cooperando entre si para a sobrevivência das mesmas de modo geral, precisa fazer um esforço para entender que tudo isso nos foi dado “de graça” pelo universo ao longo de milhões e milhões de anos de evolução culminando com o nosso aparecimento e sobrevivência em consonância com todas essas espécies! Quem estuda a possibilidade de vida em outros planetas, (cosmólogos) de cosmologia, reconhece a dificuldade de se encontrar um outro planeta com as nossas características…mas o universo é praticamente infinito e por aí afora, encontraremos vida, talvez não exatamente igual a nossa…Tudo isso para abrir os nossos olhos diante de tanta grandeza e diversidade de vida em nosso planeta…
A baleia é um animal que pertence à ordem dos cetáceos (modo de classificação) a qual compreende animais terrestres que ao longo da evolução, retornaram ao ambiente aquático, tendo esse retorno sido marcado pela mudança gradual da posição das narinas e adaptação de outros segmentos de seus organismos, assim como golfinhos e botos…pois é um mamífero igual à muitos animais terrestres só que vive no mar! Durma-se com um barulho desses.
Pode pesar até 30 toneladas, o que o torna um dos maiores animais deste planeta, com uma expectativa de vida de até 90 anos para algumas espécies. É um dos animais mais fantásticos e incríveis da nossa biodiversidade e já constatado pela ciência, como fundamental para o equilíbrio e a qualidade dos mares…Existem várias espécies desse animal no planeta e no Brasil temos as espécies baleia-jubarte, baleia-franca e baleia-debryde, além da visita temporária de outras espécies como baleia-azul, cachalote e orca como visitantes. São animais imensos podendo chegar a 30 metros de comprimento, reconhecidamente como fundamentais para o equilíbrio ecossistêmico (nome dado a um conjunto de comunidades que interagem entre si e o meio ambiente), além de auxiliar no combate a crise climática, reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera através de um processo denominado de sequestro de carbono ou carbono azul…Interessante que quando a baleia morre, ela leva para as profundezas do oceano todo o CO2 que absorveu ao longo de sua vida, o que contribui para a diminuição desse elemento nocivo para o meio ambiente neste planeta. Mais uma vez, no entanto, a intervenção humana com vista à questão econômica de lucro pelo lucro, ocorre independente do comprometimento com o meio ambiente e, se faz presente através da pesca industrial, exploração de óleo e gás, tráfego de embarcações, captura acidental e poluição dos mares.
Pergunta-se: até quando a intervenção humana estará acima de tudo independente das consequências? Graças à intervenção de alguns governos e entidades não governamentais tipo WWF e Greenpeace etc, esses problemas tem sidos minimizados, o que nos dá esperanças de tempos melhores para o planeta. Ficar alheio à questão ambiental nos dias de hoje, demonstra ignorância em relação ao futuro, onde a economia estará vinculada ao bom senso e cuidados em relação ao meio ambiente. Como dizem por aí: quem viver verá!
_____
Jose F. Höfling, professor FOP-Unicamp, biólogo e doutor em Imunologia