Barjas Negri
O Lar dos Velhinhos de Piracicaba é uma instituição social secular, de interesse público para acolhimento de idosos com longa permanência e que sempre contou com o apoio da sociedade piracicabana. Por décadas, a entidade teve na sua presidência Jairo Ribeiro de Mattos. Como prefeito de Piracicaba e com o apoio dos secretários e servidores sempre atendemos as demandas do Lar, sabendo da sua importância e do bom serviço prestado aos idosos.
Atualmente, o Lar tem 352 idosos, do quais 205 são carentes, 147 residentes em chalés e flats. Dos considerados carentes, 130 são atendidos com recursos públicos da assistência social, por meio de convênio com a Prefeitura de Piracicaba por contrato de vagas sociais. Não medimos esforços para anualmente ampliar os recursos públicos municipais repassados à entidade, sabendo de suas dificuldades para atender mais de 350 idosos.
Piracicaba foi surpreendida por notícias sensacionalistas divulgadas pelo Jornal de Piracicaba com “graves denúncias” contra a administração do Lar, que envolveu representação da própria Prefeitura de Piracicaba junto ao Ministério Público: abandono, negligência, omissão, maus tratos, assim por diante.
As notícias sempre procuravam mostrar que o Lar era uma “casa de horror” e não uma instituição secular de acolhimento de idosos que, na sua história de mais de 100 anos, atendeu milhares de pessoas, principalmente os idosos carentes. As notícias do JP se repetiram nos demais meios de comunicação que “mostraram” uma instituição completamente diferente daquela conhecida por todos e que em todo esse tempo teve boas diretorias, bons conselheiros e bons profissionais.
Se há problemas que se corrija, mas é preciso tomar cuidado para não transformar o Lar dos Velhinhos na nova Escola de Base de São Paulo. Em 1994, por denúncias infundadas de pedofilia, mais os equívocos nas investigações e na divulgação de notícias, cometeram erros graves só reconhecidas 30 anos depois. Agora, não dá para reparar o mau já consolidado.
Por iniciativa da Prefeitura ocorreu a intervenção, com o afastamento temporário do presidente do Lar e os eventuais problemas podem e devem ser corrigidos, sempre procurando preservar a reputação secular da instituição, que tanto já fez e faz pela população idosa, em especial a carente, aquela abandonada por suas famílias.
O promotor Público que cuida do caso tem boa experiência na área e saberá conduzir o processo de investigações, com serenidade e critérios técnicos, pensando na saúde e cuidados com esses idosos. Sempre é bom lembrar que sempre teremos mais e mais idosos a serem atendidos pela assistência social pública e mais os recursos doados pela sociedade. A população brasileira está ficando cada dia mais velha e também a proporção de idosos tem aumentado.
Temos que nos preocupar com a capacidade destrutiva liberal daqueles que momentaneamente administram nossa cidade. Não é demais citar que eles são responsáveis pelo fechamento do Albergue Noturno em prejuízo de trecheiros e moradores de rua; pela falta de repasse de recursos ao Hospital Ilumina, que provocou a interrupção de seus serviços, principalmente para a mulheres; o fechamento da Pinacoteca Municipal, numa afronta à cultura da cidade; o fechamento do cursinho municipal gratuito, em prejuízo a centenas de jovens que estudam em escola públicas e não têm dinheiro para pagar os cursinhos particulares; a recusa em aceitar R$ 5 milhões do Estado para a consolidação do hospital público veterinário, prejudicando a população pobre que tem seu pet (cão e gato) e também precisam de atendimento especializado.
Em dois anos e dois meses, os gestores públicos prejudicaram a saúde da população; também a saúde das mulheres que precisam de exames públicos para detectar câncer; a cultura do povo fechando casas e programas culturais, como o Movimentação Cultural, que leva cultura aos moradores dos bairros; a educação das crianças e jovens; e não deixando de mencionar o atentado contra o Observatório Municipal Astronômico, já fechado.
Vamos torcer para que essa inepta gestão municipal não prejudique os nossos idosos carentes, como os atendidos no Lar dos Velhinhos. Afinal, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. E, infelizmente, aonde a atual prefeitura coloca a mão dá… Temos problemas. O povo sempre sai perdendo. Convido a todos e todas para ajudarem na fiscalização dos acontecimentos no Lar dos Velhinhos.
_____
Barjas Negri, prefeito de Piracicaba por três gestões
O lar dos Velhinhos que eu conheço, sempre foi de acolhimento para com os idosos, o que andei vendo foi um massacre de fake News.