Higienópolis – Pessoas em situação de rua no bairro motivam reunião

Comunidade aponta que pessoas em situação de rua estão acampados em frente aos comércios

 

O vereador André Bandeira (PSDB) foi chamado na quinta-feira (16) por comerciantes e moradores para averiguar a situação do imóvel situado no número 571 da avenida Comendador Luciano Guidotti, no bairro Higienópolis. Eles apontam que moradores em situação de rua estão acampados em frente aos comércios e têm abordado clientes “pedindo dinheiro e alimentos de forma intimidatória”.

Os comerciantes afirmam que os moradores em situação de rua dormem em frente às lojas e fazem suas necessidades fisiológicas no local, “gerando mau cheiro e sujeira”. O grupo conta que “há muito tempo não via tamanho abandono”: mesmo já a Guarda Civil Municipal já tendo sido procurada para que vá até o local e peça a saída dos moradores, “eles depois de algum tempo retornam novamente”.

André Bandeira ressalta que, segundo levantamento feito pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, em 2021 23,7% dos entrevistados estava nas ruas há menos de um ano, e 8,6%, entre um e dois anos. “De acordo com esses dados, muitos deles estão em situação de rua por condições de conflitos familiares, dependência de álcool, dependência de drogas ilícitas, perda de trabalho, perda de moradia, perda de familiares e regresso do sistema prisional, entre outros motivos”, afirma o parlamentar.

O vereador expressou sua preocupação na reunião com a população do bairro Higienópolis. “Além de um problema social, de vermos uma pessoa vivendo nessas condições que é muito ruim, têm as pessoas que transitam e trabalham no local e que ficam com medo das abordagens que, muitas vezes, são intimidadoras. Precisa-se fazer alguma coisa: não dá para deixar do jeito que está. A questão precisa ser olhada de uma maneira mais eficaz, com mais projetos sociais eficazes, aumento de postos de trabalho e mais vagas em serviços sociais, pois têm pessoas que precisam de ajuda, que não são para estar ali”, ressaltou André Bandeira.

“Você não consegue andar por esse trecho durante a noite, é impossível. Fui abordado por um morador que pediu dinheiro, não dei e ele quis me intimidar”, disse uma das pessoas presentes na reunião.

André Bandeira destacou que existe a necessidade de investir em políticas públicas voltadas ao acolhimento dos moradores em situação de rua. “Esses cidadãos por alguma razão foram marginalizados ou excluídos. Cabe ao Poder Público a obrigação de assistir os mais vulneráveis e garantir que, a longo prazo, todos possam se recuperar e ter uma vida digna por seus próprios meios”, disse o parlamentar.

O vereador disse que já sugeriu ao Executivo municipal a criação de um programa para pessoas em situação de rua semelhante ao que foi divulgado na capital paulista: o “Programa de Habitação – Micro Casas”, nos moldes do “Reencontro”, anunciado pela Prefeitura de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima