
Na manhã desta quinta-feira (16), o vereador Gustavo Pompeo (Avante) esteve na Klabin, junto com o técnico em segurança do trabalho do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Alessandro da Silva, a fim de convidar a empresa a participar do programa que está sendo desenvolvido por meio do Fórum de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz.
Representando a Klabin, participaram da reunião os coordenadores de segurança do trabalho Divaldo Fortunato Junior e Juliane Santonello Gonçalves. Alessandro expôs os objetivos do programa, que visa trabalhar em conjunto com os Sesmts e as Cipas das empresas da cidade com o objetivo de aumentar a segurança do trabalhador no deslocamento da casa para o trabalho e no trajeto de retorno.
Gustavo Pompeo relembrou, no encontro, que na reunião com integrantes da Cist (Comissão Intersetorial em Segurança do Trabalho), o Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho pedia aos integrantes das equipes de segurança do trabalho nas empresas que apontassem as dificuldades que são identificadas por esses programas. “Inclusive, diversos itens devem ser apontados nesses relatórios”, completou o vereador.
Divaldo e Juliane receberam bem a possibilidade de fortalecer o trabalho já desenvolvido dentro da Klabin e ampliar a atuação voltada à segurança do trabalhador para fora dos limites da empresa. Ambos manifestaram a intenção de levar todas as ideias, sugestões e o convite em participar do programa à diretoria da empresa, com a expectativa de receber autorização para participar do programa-piloto que o Fórum de Cidadania, Justiça e Cultura de Paz está desenvolvendo.
No encontro, Gustavo Pompeo e Alessandro informaram que já há reunião agendada com outra empresa para fazer o mesmo convite e apresentação e manifestaram “ótima expectativa” quanto ao projeto. O vereador comentou que o programa “pode, de fato, impactar no modo como a sinalização, a melhora na malha viária e outras atividades ocorrem dentro do município com o apoio desses grupos e empresas”. Ele também apontou a expectativa de que “o fórum contribua de modo significativo para essas mudanças”.
Alessandro ressaltou que já foi realizado um mapeamento das empresas que ficam no entorno e que podem também fazer parte do programa. “É de suma importância que tenhamos essas empresas na parceria e na colaboração, para que esse projeto possa beneficiar seus trabalhadores, diminuir o número de acidentes e promover um trânsito mais seguro para todos”, comentou Alessandro.