2023: o ano das entregas
Gostaria de começar este artigo informando à população de Piracicaba que 2023 vai ser o momento de colocar em prática os projetos que constavam no nosso Plano de Governo e de concluir aqueles iniciados. Sob essa ótica será o ano das entregas.
Sou fã da geração de empregos e isso vai continuar. Basta lembrar que Piracicaba, nos últimos dois anos, tem sido rota de várias empresas que reconhecem a sua atratividade para novos investimentos. O município já recebeu mais de R$ 5 bilhões em investimentos com a geração de 7 mil novos postos de trabalho.
O projeto piloto de Zeladoria nos Bairros vai começar pelo distrito de Artemis e foi escolhido após diagnóstico feito com os moradores. Ninguém melhor que a própria comunidade para definir as prioridades de execução das obras de zeladoria nos bairros.
Vamos implantar o projeto Escola Integral para Todas na Rede Municipal de Ensino. Para isso fechamos com o Google, um curso de capacitação para os profissionais da rede. A ação vem de encontro ao amplo investimento que realizamos na aquisição de 4.000 laptops para as unidades escolares. Outra novidade: pela primeira vez na história, a Prefeitura vai fornecer uniformes escolares completos para todos os seus 36 mil alunos.
Vamos dar início ao novo sistema de Transporte Público mais moderno e confortável, realizar a recuperação do asfalto em mais cinco vias importantes, assim como o recapeamento de pelo menos 200km da cidade.
nova gestão moderna e inovadora passa pela adequação à nova Lei Federal de Licitações que deve ser implantada até o mês de maio de 2023. Também vamos implantar o programa Prefeitura Sem Papel melhorando a eficiência dos serviços prestados na abertura e acompanhamento de processos, otimizando o tempo dos contribuintes. Além disso, em janeiro começa a ser feito um novo cadastro da população para implantação do Cartão de Identidade para os piracicabanos, que vai assegurar a todos pleno acesso aos serviços públicos municipais de forma ágil e eficiente.
Na área de segurança destaco a substituição de todo sistema de iluminação pública por LED (50.000 pontos) que além de melhorar a luminosidade, irá reduzir em até 50% os gastos com energia. Também ampliaremos e integraremos todo sistema de vigilância por câmeras entre a Guarda Municipal e a Secretaria de Trânsito.
No segmento de habitação continuaremos investindo no processo de regularização fundiária no município, ao mesmo tempo que iniciamos a reforma de pelo menos 200 residências, por meio do programa Viver Melhor, desenvolvido em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbana (CDHU). Iniciaremos também a construção de 750 unidades habitacionais, em parceria com o Governo do Estado e a iniciativa privada.
Em 2023 faremos a entrega da Pinacoteca Municipal, dentro do espaço privilegiado do Engenho da Cultura, iniciando ainda o restauro dos demais barracões. As obras da ciclovia Riverside, com aproximadamente 36 km ao redor do rio Piracicaba e o projeto Novo Centro também começam no próximo ano.
Concluiremos as reformas no Núcleo do Bem Estar Animal e a transferência do Disk Animais para que todas essas ações fiquem concentradas num mesmo espaço, atendendo a causa animal com mais eficiência.
Na Saúde a parceria com a iniciativa privada irá garantir a qualidade dos serviços e a redução do déficit de médicos no sistema e a redução das filas de espera com especialistas e na realização de exames.
Por fim vamos iniciar o Planejamento Estratégico de Piracicaba, o PIRA 2040, convocando a sociedade para participar das discussões sobre a cidade que queremos no futuro, nas áreas de desenvolvimento socioeconômico, cultural, ambiental, territorial e de qualidade de vida no município.
_____
Luciano Almeida, prefeito de Piracicaba