Bruno Roza
Sempre que possível, tenho dito em rodas de conversas e compromissos formais que a educação não deve ser encarada como gasto, mas, sim, como investimento. Uma gestão preocupada com a cidade efetivamente investe em educação, como eixo basilar de desenvolvimento e progresso. A Rede Municipal de Educação de Piracicaba é constituída por um conjunto de 124 unidades escolares e atende, diariamente, mais de 36 mil alunos. Para assegurar a prestação de serviços educacionais de excelência, conta com um time de mais de 4 mil servidores públicos, além dos prestadores de serviços. Uma equipe aguerrida e engajada, que trabalha sério para alcançar os melhores resultados de aprendizagem.
Muito além dos desafios impostos pelo momento pós-pandêmico, a educação municipal vive atualmente um novo e importante momento. Com a liderança e o apoio incondicional do prefeito Luciano Almeida, além da dedicação de nossa equipe, melhorias e investimentos estruturantes estão acontecendo e merecem destaque.
Iniciamos recentemente o maior programa de recuperação e reformas das escolas municipais de Piracicaba. O cenário que a gestão encontrou em janeiro de 2021 causou espanto, pois existiam escolas que há mais de 30 anos não recebiam uma mão de tinta e serviços de conservação. Com investimento previsto de 43 milhões, todas as 124 unidades escolares receberão melhorias, como pintura, novos pisos e revestimentos, serviços elétricos e hidráulicos, entre outros. As primeiras escolas já estão em obras, que podem ser acompanhadas pela comunidade piracicabana. O cuidado deve ser permanente.
A contratação de novos servidores, tão aguardada pela Rede, está acontecendo. Mais de 600 novos profissionais foram contratados para a recomposição dos quadros da Secretaria Municipal de Educação. Oportunidade de trabalho, fôlego para as equipes e bom atendimento aos nossos pequenos.
Com o crescimento dos quadros, torna-se essencial os programas de capacitação e formação continuada da Rede. Estamos empreendendo esforços para estabelecer parcerias com universidades públicas, tais como a Unicamp e a USP, visando ofertar formação e certificação custeada pela municipalidade aos interessados.
O novo momento também perpassa pela implementação de novas tecnologias educacionais, com a aquisição de 4 mil chromebooks para o uso de 18 mil alunos do ensino fundamental e mais 3 mil que serão distribuídos aos professores, gestores e supervisores. A utilização dos equipamentos permitirá a informatização de rotinas administrativas e pedagógicas, implementando o diário de classe online, encontros virtuais, entre outras estratégias.
Segundo especialistas em tecnologia e educação, encontramos hoje nas salas de aula os “nativos digitais”, crianças com contato e domínio de ferramentas tecnológicas desde os primeiros anos de vida. Temos, portanto, uma versão atualizada de pequenos, que precisam de acesso às melhores ferramentas para enfrentar os desafios futuros. Em nossas escolas, todos os alunos farão uso das melhores tecnologias disponíveis no mercado de maneira igualitária.
Para capacitar os nossos professores nas diferentes estratégias de aprendizagem digital, estamos concluindo a contratação do Google For Education, além de fortalecer a parceria com a Fundação ArcelorMittal, responsável pela inserção do STEAM e cultura maker na Rede.
Estou convicto que esse novo momento da educação não acontece sem a participação e o apoio de todos os profissionais que nos ajudam a construir a educação municipal de Piracicaba. Por meio dos processos de escuta e gestão democrática que estamos implementando, vamos continuar avançando.
Bruno Roza é secretário municipal de Educação de Piracicaba.