Ronaldo Castilho
Ter um propósito claro na vida é saber onde se quer chegar e, sobretudo, dispor da energia necessária para enfrentar a trajetória, que certamente não será fácil. Mas como definir o meu propósito? Não existe uma fórmula definitiva e exata. Afinal, ele é um propósito, uma questão íntima de cada ser humano. Às vezes o propósito surge por eliminação, após envolvermos em diversas atividades, enfim o descobrimos; às vezes o propósito surge por inspiração de alguém que você admira, ou nas maiorias das vezes o propósito está ligado ao que Deus quer para sua vida.
Um bom primeiro passo para refletir e compreender propósito é imaginar uma corrida com uma linha de chegada. A frase “Se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve” soa familiar? Pois é, para atingir uma vida com um propósito, é preciso, acima de tudo, saber exatamente o que se quer e em que lugar se pretende estar. Mais do que isso, é preciso saber o que se pode fazer para chegar lá. Tomar para si a responsabilidade pela própria vida e ter consciência das atitudes e pensamentos que habitam em nossas mentes é o primeiro passo para atingir metas e objetivos que nos levarão a ter um propósito.
Outra dica é refletir sobre valores e princípios, virtudes e forças de caráter. Essa parte do processo é uma das mais importantes. Ela pode ser utilizada como base para que você encontre, de uma vez por todas, o seu propósito e o que fazer — ou não — para conseguir inseri-lo no seu dia a dia. Para descobrir como ter um propósito, é preciso, primeiramente, conhecer seu verdadeiro eu, a pessoa que você é sem nenhuma interferência externa. Com isso, você descobrirá a sua essência, o que o deixará mais próximo de atingir seu objetivo. Para conseguir, de fato, ter um propósito de vida pautado no bem-estar, é preciso fazer uma autoanálise e determinar uma missão para atingir o objetivo e visão para saber o que é necessário para chegar lá. O primeiro aspecto tem relação com a concentração e o segundo, com a sabedoria.
A missão, quando bem definida, apresenta em uma curta frase o que determinamos ser todos os dias. De maneira clara, precisa ser formatada para que não haja dúvidas da intenção. Um exemplo é a frase: “Ser a mudança que quero ver no mundo”. Já a visão e refere à capacidade de enxergar mais longe que os outros, uma das qualidades que torna as pessoas visionárias. É por meio dela que alguém pode enxergar o próprio potencial máximo possível de ser alcançado, assim como suas principais intenções a longo prazo. Pode ser direcionada a qualquer âmbito da vida, como o pessoal, espiritual ou profissional. Um exemplo pode ser a frase: “Ser inspiração para o meu círculo profissional evoluir em conjunto”.
Mas muitas pessoas dizem que não tempo para pensar no propósito de vida, e leva a vida de qualquer maneira, sem um objetivo, sem foco, sem perspectiva. A tal falta de tempo vem sendo o grande equívoco da humanidade. Muitos dizem que não existe falta de tempo, o que realmente existe é a falta de prioridades. Pare, pense, reflita e escreva em um papel, no computador, no seu celular, na parede, na pedra, onde você quiser, mas escreva mesmo o que realmente é prioridade e o que importa para você, não para os outros ou para a sociedade, mas para você! Só assim você irá saber distinguir entre cada situação que aparece durante seu dia a dia, quais são realmente importantes e se estão em acordo com suas prioridades.
Escolha pode ser definida como focar, focar por sua vez como abdicar, e abdicar como perder! Mas nesse caso, perder é ganhar, pois você poderá focar no que é importante para VOCÊ, ou seja, na sua prioridade. Não perca mais tempo, foque na sua prioridade e abdique do que não agrega valor ao que realmente importa, pois você só tem a ganhar!
“Se a falta de tempo fosse justificativa, todo desocupado teria sucesso”.
______
Ronaldo Castilho, jornalista, professor de história e geografia e mestre em teologia. E-mail: [email protected]