Pedro Aguiar
No dia 9 deste mês, Helinho Zanatta, ao ter aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo a sua candidatura a Deputado Estadual, galgou mais uma e decisiva etapa em sua escalada rumo à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O órgão atestou que ele cumpriu todos os requisitos legais para disputar o cargo, ou seja, Helinho é “ficha limpa”, com todas as contas aprovadas nos 16 anos em que ele governou Charqueada e São Pedro por dois mandatos consecutivos em cada um desses municípios.
Gradativamente, nesses anos, a sua performance de excelência em gestão pública extrapolou as fronteiras desses municípios e Helinho é hoje reconhecido, para além da nossa região, pelo estilo pragmático de fazer política, no qual, o que importa, não são promessas vazias, mas sim os resultados que promove em benefício da população. Não à toa, que, pelo seu trabalho em São Pedro, foi escolhido como o melhor prefeito do Brasil por três vezes pelo Índice FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro).
Ainda, em 2021, com base em dados de 2020, um levantamento realizado pelo Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Áquila, novamente destacou São Pedro como a primeira colocada na mesorregião de Piracicaba, divisão que inclui 26 cidades, no índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA), que monitora o emprego, a renda, a educação e a saúde de todos os municípios brasileiros.
Profundo conhecedor das necessidades dos municípios, em especial os da nossa região e que são aquelas que mais afligem os seus moradores, como, entre outras, as questões relacionadas à saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico, habitação e segurança, Helinho foi o primeiro presidente da Aderp (Agência de Desenvolvimento Político e Econômico da Região de Piracicaba), entidade associativa para promover a regionalização da interlocução entre os municípios.
Sabemos que os recursos oriundos dos impostos municipais não fazem frente aos investimentos necessários ao desenvolvimento dos nossos municípios e que é essencial buscar recursos nas esferas federal e estadual para levar adiante os projetos e ações planejados. E esse é um caminho difícil e tortuoso a ser enfrentado. Diante disso, é imperioso contar com um deputado que entenda e reconheça as nossas demandas, e que busque, no caso em âmbito estadual, atender às nossas reivindicações junto ao Governo do Estado e destinar recursos para tornar tais demandas realidade.
Certamente, Helinho Zanatta, com base em sua experiência, ao perfil de líder comprometido com a causa pública e à determinação com que encara os desafios, reúne as melhores credenciais e é o mais capacitado dentre os candidatos da região à uma vaga de deputado estadual para efetivar as soluções que, de fato, tirarão do papel a Região Metropolitana de Piracicaba – RMP, legalmente constituída em agosto de 2021, mas que, ainda hoje, é apenas mais uma divisão geográfica no mapa do Estado de São Paulo.
Os mais de 1,5 milhão de habitantes, moradores nos 24 municípios da RMP, estão carentes de um representante com visão de futuro que, com base em um planejamento consistente e em conjunto com os líderes desses municípios, cuide de resgatar a nossa pujança econômica e política e o papel que, merecidamente, cabe à Região Metropolitana de Piracicaba no cenário estadual e nacional.
Para que isso realmente aconteça, é preciso que estejamos conscientes da importância desse apoio ao Helinho Zanatta e demonstremos nas urnas o nosso reconhecimento a quem, também como deputado estadual, muito continuará fazendo para o nosso presente e para as futuras gerações.
____
Pedro Aguiar, profissional de relações públicas, marketing e jornalista, foi Secretário de Governo da Prefeitura de São Pedro (2017/2020)