
Evento realizado pela Prefeitura, por meio da Smads, hoje, 2, no Sesc, celebra o Dia Nacional de Luta da População em Situação
Como parte da programação referente ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19/08, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), promove hoje, 2, a partir das 8h30, a palestra Vulnerabilidades Urgentes: Políticas Públicas para População em Situação de Rua e, às 13h, cine debate com o filme Nós da Rua. As ações são direcionadas aos usuários dos serviços do Centro Pop, Núcleo de Acolhimento Califórnia, casa de passagem para pessoas adultas em situação de rua e Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), além dos profissionais da rede socioassistencial. O evento acontece no Sesc Piracicaba.
A palestra será ministrada pelo membro do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), Leonildo Filho, que abordará as políticas nacionais voltadas a essa população e a atualização das políticas intersetoriais. O documentário embasará o debate, com relatos sobre a história de luta e os avanços construídos pelas pessoas em situação de rua.
“O objetivo dessa ação é sensibilizar os trabalhadores que atuam na ponta com a população em situação de rua, e refletir com os participantes sobre as informações apresentadas. Será um momento histórico e espero poder contribuir com o município”, comenta Leonildo Filho.
As ações voltadas ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua contam com a parceria da Diretoria Regional de Assistência Social (Drads), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS) e o apoio do Comitê Pop Rua, serviços da Assistência Social (Centro Pop, Seas e Núcleo de Acolhimento Califórnia), além do Consultório na Rua e Prevenção na Quebrada, do Centro de Apoio HIV/AIDS e Hepatites Virais (Caphiv).
DIA DE LUTA – A data escolhida para ser lembrada como Dia de Luta das Pessoas em Situação de Rua marca a luta por garantia de direitos humanos, sociais e políticas públicas voltadas a este público, em memória a companheiros de rua que morreram no “Massacre da Sé”, entre os dias 19 e 22/08, quando 15 pessoas que utilizavam o espaço da praça da Sé, em São Paulo, foram brutalmente violentados enquanto dormiam, resultando em sete mortos e oito gravemente feridos. Tal fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos.