Esio Antonio Pezzato
Eleições chegando. Menos dois meses, o Brasil vai eleger um novo Presidente da República, Governadores de Estado, Senadores, Deputados Federais e Deputados Estaduais, na chamada grande Festa da Democracia.
Vamos trazer essas eleições para Deputados estaduais e federais bem para nossa casa, nosso quintal, nossa Piracicaba.
Há muitos e muitos anos a representatividade política Piracicabana na esfera Estadual e Federal, tem se resumido a uns poucos gatos pingados, podemos dizer assim mesmo e vou tentar explicar isso de uma forma mais clara possível.
Até metade do século passado tínhamos ainda alguns políticos com grande representatividade, mas isso foi minguando com o correr dos tempos.
Piracicaba tem hoje um universo com mais de 300 mil eleitores. Esse número, a grosso modo, poderia se transformar em cinco ou seis Deputados Estaduais e até cinco Deputados Federais.
Piracicaba sairia ganhando politicamente e muito, pois todos sabemos a força que um Deputado, tanto Estadual como Federal tem para trazer benefícios e progressos para as cidades às quais eles representam.
Mas ao invés disso, o que temos visto nas últimas eleições, é Piracicaba ficar a pé e pedindo carona para Deputados de cidades vizinhas, pois não conseguimos eleger nossos Deputados.
Certo, certo, vão me dizer que um Deputado está já em seu quinto ou sexto mandato, concordo, mas é muito pouco. Muitíssimo pouco mesmo. Se uma andorinha não faz verão, um Deputado também não consegue muita coisa, não.
Vão me dizer que temos três Deputados Estaduais, mas… politicamente falando somos pobres e fracos e inertes, quase, na esfera Federal.
Esta eleição que se avizinha a menos de dois meses, novamente traz um número absurdo de candidatos a Deputados Estaduais e Federais, cada um fazendo campanha para si próprio… que no frigir dos ovos, todos eles, juntos, num balaio, e corremos o risco, ou todos correm o risco de não serem eleitos. (Estou falando dos novatos, apenas, que buscam uma primeira eleição.)
Nas últimas eleições candidatos estrangeiros vieram aqui e levaram cinco, dez, quinze mil votos… ou mais… Esses votos seriam suficientes para termos maior representatividade na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa.
Mas não vejo futuro, não, para nossos candidatos novatos. Quase todos sem representatividade alguma. Poucos são conhecidos. Os que hoje ponteiam na Assembleia precisam garimpar votos em outras cidades, pois os daqui ele não conseguem ter os votos suficientes para nos representar. É só analisar e verão que tenho um pouco de razão.
Mas Deputados Federais mesmo, estamos a pé completamente. Desde José Machado e Mendes Thame, e não conseguimos eleger outro Federal. Antes foi com João Hermmann, também sozinho.
Tivemos isso nos últimos quarenta anos… não me lembro de mais na esfera Federal.
Mesmo os Partidos que eram situação em Piracicaba nos últimos 30 anos, só conseguiram eleger dois Deputados Estaduais. Nenhum Federal.
Parece até que vale aqui o velho ditado político: vamos dividir que não vamos eleger ninguém. E não vamos mesmo.
Mas as Força chamadas Apolíticas, de nossa cidade, deveriam se unir, deveriam unir suas forças. Chamar nossos candidatos, ver suas propostas de trabalho, divulgar essas propostas. Isso posto, fazer cartazes com os nomes e as fotos de todos os nossos candidatos, espalhar festivamente pela cidade, dando forças e mostrando que precisamos e devemos votar em nossos candidatos.
Chega de valorizar políticos de outras cidades… Que as Entidades se unam, se fortaleçam, assim no dia 3 de Outubro, Piracicaba estará feliz elegendo cinco ou seis Deputados Estaduais e o mesmo número de Deputados Federais.
Unidos seremos mais fortes. Mais fortes teremos como exigir e pleitear melhorias e benesses para nossa Cidade, que há muito, desde há muito, vem perdendo terreno e muito do progresso para cidades que sequer são referências em nosso Estado.
Piracicaba é sede de uma Região Metropolitana, vamos nos unir, convocar as nossas cidades satélites e mostrar nossos candidatos e o que eles podem e irão fazer, se eleitos.
Portanto, vote em “nóis”. É isso mesmo. Não desperdice seu voto com candidatos estrangeiros…
Esio Antonio Pezzato, poeta, cronista caipira nato, atual presidente do Codepac; email: [email protected]