Sergio Oliveira Moraes
Obrigado e parabéns aos vereadores e vereadoras de nossa Câmara Municipal que em sua 29ª. Reunião Ordinária (ocorrida em 30/06) votaram contra o Projeto de Decreto Legislativo (P.D.L.) 08/22, que propunha a “Medalha de Mérito Estudantil Professor Olavo de Carvalho”. Aliás, prefiro chamar não de “votos contrários” ao P.D.L. 08/22, mas de votos pelos jovens, por sua formação.
Obrigado e parabéns por – pensando nos jovens da nossa cidade, em seus pais e professores – não permitirem que alguém que sequer concluiu o ginásio (e abandonou os estudos por opção) e que não permitiu que os filhos estudassem, servisse de (mau) exemplo aos nossos jovens. Nosso agradecimento, senhoras e senhores, por não permitirem que numa cidade que acolheu e acolhe Luiz de Queiroz – e sua ESALQ, Sud Mennucci e seu “SUD”, Martha Watts e seu Colégio Piracicabano entre outros e outras figuras ilustres fossem preteridos esses e essas pelo mau exemplo, pela negação do presente e passado da nossa cidade – que já foi chamada de Ateneu Paulista.
Agradecimento e parabéns por nos mostrarem que a Educação, talvez a mãe de todos os nossos problemas, é apartidária (!) e vai muito além de nossas diferenças pessoais, políticas ou ideológicas. Por mostrarem que a formação das nossas crianças e jovens está acima de nossa pequenez e que não se pode errar com ela. Mas o alcance da coerência dos votos das senhoras e senhores é muito maior, vai além dos bancos das salas de aula, isto é, além de evitar o mau exemplo nos estudos, atingiu aspectos muito amplos da educação e saúde. Explico.
Vereadoras e Vereadores, um número muito significativo de pessoas chamou-me a atenção para o péssimo habito do senhor Olavo de exibir-se fumando e, pior, negar o dano à saúde, fazendo apologia ao tabagismo. Então, ao evitarem que alguém que não só se exibia fumando, mas negava (!) o dano do vício, fosse homenageado, deus-se unanimidade nos agradecimentos e parabéns à coerência dos senhores e senhoras. Afinal, como seria possível que a mesma Casa de Leis e na mesma Sessão (!) colocasse lado a lado reconhecimentos e homenagens a pessoas que defendem a vida saudável, que direta ou indiretamente combatemo vício do tabagismo, com um defensor do mesmo vício? Impensável em qualquer tempo, ainda mais na mesma Sessão.
(Lembremos das aprovações ao P.D.L. 07/22: “Medalha Dr. Marcus Vinicius Ferraz de Arruda”, falecido Cardiologista do Hospital dos Fornecedores de Cana; Moção de Aplausos 124/22 à Médica Cardiologista Juliana Barbosa Previtalli, criadora do projeto “Paradas do Sucesso”; Moção de Aplausos 116/22 ao “Programa Guarda Civil Educação é Prevenção”; Moção de Aplausos 117/22 ao Atleta Neto Gonçalves.).
Senhoras e Senhores, o voto contra o P.D.L. 08/22 foi a demonstração clara de que os senhores e as senhoras apoiam de fato, e não só no papel, os, as, todos e todas que lutam contra o vício do tabagismo em nossa cidade(o “Paradas do Sucesso” é o exemplo mais significativo!). Foi um voto pelos jovens e por todos nós. E, ao não equipararem o senhor Olavo a Luiz de Queiroz em uma mesma Medalha de Mérito Estudantil (uma para graduando e pós-graduando, outra para o Ensino Médio) como se tivessem a mesma história de vida, selaram a coerência na 29ª. Reunião Ordinária de 2022.
Sergio Oliveira Moraes, professor aposentado ESALQ/USP.