
A sessão de cinema com o filme Amazônia: o Despertar da Florestania, seguida de uma trilha noturna, realizadas na noite de sexta-feira, 6, atraiu cerca de 65 pessoas ao Horto Florestal de Tupi. O filme foi exibido em parceria com o Programa Ecofalantes Universidades e a trilha foi conduzida pela agência Nas Nuvens Ecoturismo, com 3 km de extensão. A programação integra o projeto Vem pro Horto, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Fundação Florestal, Instituto de Pesquisas Ambientais do Estado de São Paulo e OCA.
De acordo com os organizadores, houve lista de espera para participar do evento. “Trata-se de uma proposta nova de evento. A aceitação foi enorme e os participantes gostaram tanto que a equipe organizadora está planejando uma nova edição do cinema com trilha noturna para o segundo semestre de 2022”, explicou Giovanni Batista Campos, analista ambiental da Sedema e membro do Comitê Gestor da Área de Visitação Pública do Horto de Tupi.
FILME – Amazônia: o Despertar da Florestania, com direção de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski, e participações especiais de Miriam Leitão e André Trigueiro, discute como o meio ambiente vem sendo tratado desde o início do século 20. A produção resgatou personagens históricos e reuniu depoimentos de representantes dos mais diversos segmentos ligados ao tema, incluindo indígenas, ambientalistas, jornalistas, artistas e intelectuais, entre outras pessoas que vêm lutando para preservar esse legado.
A professora Tainá-Rekã Wanderley de Pádua estava feliz por participar do evento. “Foi lindo. O céu estava maravilhoso, a trilha incrível e o filme mexeu demais comigo. Cheguei em casa cansada e feliz. Parabéns aos organizadores pela iniciativa”, ressaltou.
Para o historiador Tchelo Andrade, o evento serviu para unir as pessoas, que puderam desfrutar de um lugar magnífico, como o Horto Florestal. “Estendo os meus agradecimentos aos organizadores pela iniciativa e torço para que perdure por muito tempo”, disse.
A próxima atividade do Vem Pro Horto acontecerá no dia 28/05, às 9h, com a atividade círculo de mulheres: A História da Mulher e os Impactos Causados nos Papéis das Mulheres Contemporâneas, que será conduzida pela Curadoria da Alma Feminina.
TRANSPORTE – Todas as atividades do programa Vem pro Horto/2022 contam com o apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e da Tupi Transporte, que disponibilizam ônibus gratuito nos dias do evento, saindo do Terminal Central de Integração e que tem sido um diferencial para as atividades no Horto.
Mesmo as pessoas que não quiserem participar dos eventos, mas querem conhecer o Horto podem utilizar o meio de transporte gratuito, que circula em dias e horários do evento.
O Horto de Tupi conta com Centro de Visitantes onde o visitante encontra todo apoio necessário à visitação, estacionamento, parquinho Infantil com uma Central de Recreação infantil com três torres, escorregador, balanço, gira-gira e gangorra; campo de futebol society, quiosques para piquenique (é proibido fazer churrasco ou qualquer outra atividade com a utilização de fogo), trilhas e toda infraestrutura necessária para receber bem os frequentadores.
SERVIÇO – O Horto de Tupi fica na rodovia Luiz de Queiroz, Km 149, SP-304 – Tupi, Piracicaba/SP. Funcionamento de segunda-feira a domingo, das 7h às 17h. Mais informações sobre agendamento de atividades educativas com acompanhamento da equipe de educação ambiental, acesse: https://hortodetupi.wixsite.com/comitegestor/eventos. Ou entre em contato com o Núcleo de Educação Ambiental da Sedema pelo telefone (19) 3417-9494.