Santa Rita: Engenho Central, asfalto e ciclofaixas

Barjas Negri

 

APrefeitura anunciou a implantação de 8,7 km de ciclofaixas no Santa Rita, uma boa notícia para os seus moradores. E, também, para os bairros vizinhos que, além dos exercícios, poderão contemplar a beleza da lagoa do Santa Rita, hoje sendo integrado ao Jardim Botânico de Piracicaba e ao Viveiro Municipal de Mudas. Mas, essa é uma boa iniciativa.
Essas ciclofaixas serão possíveis de implantação devido ao fato de que existiam projetos prontos na Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran). Isso mesmo. A equipe da Semuttran da nossa gestão deixou importantes estudos e projetos para a implantação de ciclovias e ciclofaixas na cidade para ampliar os 11 km já existentes.
No Santa Rita, por exemplo, foi projetada uma extensão maior, pois o bairro está quase todo asfaltado e possui algumas avenidas largas, que poderão ser aproveitadas sem prejudicar o trânsito para os veículos. Mas, nem sempre foi assim, uma vez que há alguns anos apenas um terço das vias do bairro era pavimentada e seus moradores, organizados numa associação, cobraram muito as autoridades e os responsáveis pelo loteamento.
No passado, os empreendedores assumiram o compromisso, e não cumpriram, de executar a pavimentação. E, neste caso, nem a Prefeitura fiscalizou corretamente ou exigiu que as ruas e avenidas fossem asfaltadas conforme compromisso contratual. A Associação de Moradores entrou na Justiça exigindo a pavimentação do bairro, o que era justo. Esse processo ficou por muitos anos na Justiça.
Por outro lado, a Prefeitura foi condenada a pagar pela desapropriação do Engenho Central, cujos proprietários também eram responsáveis pelo loteamento do Santa Rita. Junto com minha equipe, tomei a decisão de incluir no cálculo indenizatório do Engenho a compensação no seu valor, descontando o custo para pavimentação do Santa Rita. Esse foi um jogo de ganha-ganha, uma vez que os proprietários do Engenho seriam pagos depois de 30 anos de luta judicial pela desapropriação e, também, os moradores que ficaram sem asfalto pelo mesmo período seriam contemplados.
Com isso, a Prefeitura foi realizando a pavimentação asfáltica do Santa Rita, processo que foi praticamente concluído em 2020. Vale mencionar que a avenida João Ferro, que hoje tem pista dupla, e faz uma importante ligação entre os bairros Santa Rita, Perdizes, São Francisco e Taquaral, teve a sua segunda pista pavimentada recentemente pela Prefeitura.
Com a construção e a implantação do Hospital Regional ao lado do Santa Rita, a Prefeitura em parceria com empreendedores asfaltou a segunda pista da avenida Antonio Elias, melhorando a malha viária naquela região.
Agora, com toda essa infraestrutura disponível, a Prefeitura poderá implantar 8,7 km de ciclofaixas, beneficiando não só a população do Santa Rita, como de toda região, numa área bastante arborizada, que garante sustentabilidade a todos e que será valorizado com o núcleo do Jardim Botânico.
Pena que o bairro Santa Rosa, loteado pelos mesmos empreendedores do Santa Rita, que tem uma bela lagoa, não possa ter um projeto semelhante de ciclofaixas e de lazer. Infelizmente e estranhamente, a área de sua lagoa foi apropriada por empreendedor particular, retirando esse benefício de seus moradores, que fazia parte do projeto original registrado em cartório.
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Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba

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