Justiça e misericórdia

Alex Gama Salvaia

Semana passada, quando estava numa reunião na Secretaria de Governo, olhei pela janela e vi uma imagem singular: um arco-íris bem próximo ao topo dos prédios ao fundo, num formato pouco peculiar. Imediatamente, tirei uma foto para registrar aquele momento único. No final de semana, resolvi postar no Instagram a foto e escrevi na legenda a frase do título deste artigo: Justiça e misericórdia. No mesmo símbolo, duas mensagens, com aparente oposição. É oportuno falar disso, ante os acontecimentos que temos visto em nossa amada Piracicaba. De modo geral, há muitas pessoas dispostas a criticar, fazer juízo de valor sem saber de fato sobre o que se está emitindo opinião, pessoas que gostariam de estar no lugar de quem está sendo criticado.

É impressionante como não há interesse em se aprofundar nos assuntos, na realidade de vida de cada um, como não há empatia. As pessoas não se colocam no lugar do outro. Em muitos momentos de reflexão, surge a vontade de deixar o cargo, pois ao que parece, o sistema não foi feito para satisfazer o interesse público. Acabamos atraindo a atenção de pessoas que não produzem nada, pessoas que não deixarão um legado, pessoas pobres e rasas. Pessoas que agem com objetivo político e não pelo interesse público. Quem perde com isso é a sociedade.

Ouvi meu mestre, o professor Ives Gandra Martins, dizer que ataca e debate ideias, não pessoas. É notável que o professor Ives é uma pessoa distinta e de uma contribuição para a sociedade que é incomensurável. No entanto, ao mesmo tempo, quando em reflexão, escolho aproveitar essa pressão que os oportunistas tentam fazer, para servir como um pé no acelerador, um motivador para buscar resultados nunca vistos na gestão pública, com medidas transparentes, justas, tomadas em conjunto com a sociedade, que não favoreça nomes ou posições, que trabalhem para mitigar as possibilidades de desvios e de alguém se aproveitar do público em benefício privado. Jesus disse que se conhece uma árvore pelos seus frutos e é isso que traz paz.

Um homem não é o que as pessoas dizem que ele é, mas é aquilo que suas ações frutificam. Nosso trabalho tem rendido bons frutos em todos os sentidos: (i) em termos de eficiência, nossos números e indicadores são de uma mudança sem igual, passando de a pior secretaria em termos de resposta aos atendimentos da população, para a resposta mais rápida e sem atrasos, contando ainda com muitos elogios sendo abertos no 156; (ii) Fiscalizamos os contratos com os fornecedores e prestadores de serviço, tendo encontrado diversas irregularidades que geraram autos de infração e retenção de pagamentos. Não é tolerável cobrar pelo que não se produz e sem transparência; (iii) Estamos revisando as leis que envolvem as questões ambientais para propor uma atualização e modernização, que vão conferir maior segurança e efetividade para toda a sociedade; (iv) Estamos propondo uma mudança da estrutura da secretaria, para realmente haver ações de defesa do meio ambiente; (v) Estamos atuando em conjunto com outros órgãos, como o Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), a Polícia Militar Ambiental, o Gaema do Ministério Público e os promotores de justiça das áreas de meio ambiente e patrimônio público; (vi) Estamos buscando parcerias com a iniciativa privada, não em prol de interesses pessoais ou de enriquecimento ilícito, mas em prol da sociedade e do Município; (vii) Estamos tratando as pessoas com dignidade e respeito, independente de ter alguma influência ou poder. Isso não impede que algum erro seja cometido, mas, certamente, estamos com a motivação certa e confio que o mesmo Deus que agiu com justiça ao trazer o dilúvio, pois os homens haviam se afastado do Criador, mas também agiu com misericórdia ao poupar uma família, também aja com justiça e misericórdia nos dias de hoje.

___

Alex Gama Salvaia é advogado, mestre em direito e secretário de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima