Pedro Chamochumbi
A Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) atua na promoção do crescimento econômico sustentável do município por meio de políticas públicas integradas que são prioritariamente voltadas à geração de emprego e renda, ao estímulo do empreendedorismo e da competitividade dos nossos setores produtivos. Contribuindo assim para o contingenciamento e micro e macro mitigação dos impactos socioeconômicos gerados pela pandemia da Covid-19.
Reconhecemos desde o início da atual gestão a necessidade de suplementar as iniciativas públicas de fomento ao desenvolvimento econômico e ampliar a disponibilidade de ambientes de suporte para acolher uma ampla e crescente lista de empresas interessadas em se fixar em Piracicaba. Desta forma, dedicamos nossos esforços em 2021 para valorizar as demandas dos setores estratégicos de nossa economia e consolidar um sistema local de inovação que proporcione um ambiente ainda mais favorável ao desenvolvimento e atração de novos negócios, ampliando assim a geração de emprego e renda e a oferta de infraestrutura e serviços de fomento e apoio à capacitação de empreendedores em todos os níveis.
Entre as políticas públicas municipais integradas para o desenvolvimento econômico, assumimos a missão de garantir o desenvolvimento pleno de nosso Parque Tecnológico, que em seus mais de 2 milhões de metros quadrados de extensão concentra grande parte das empresas inovadoras da cidade, instituições de ensino e pesquisa, a incubadora EsalqTech e os Hubs do Agronegócio que suportam o movimento AgTech Valley – Vale do Piracicaba, reconhecido globalmente.
No campo da Inovação, 2021 foi um ano de muito trabalho e importantes avanços para Piracicaba. Entre eles cabe destacar a (1) atualização da lei Municipal do CMCTI – Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que integrou novas instituições e representantes da sociedade civil em seu quadro. (2) A adequação do SISPAIT – Sistema Piracicabano de Ambientes de Inovação e Tecnologia, onde novos ambientes foram inseridos na lei, como Hubs de inovação, FabLabs, Makerspaces, Coworkings, Living Labs, Distrito de inovação e SandBox.
A adequação dos instrumentos legais já existentes e a fundamentação dos novos instrumentos propostos pela Semdettur para compor a nova política municipal de inovação tiveram como ponto de partida a realização do 1º Mapeamento do Ecossistema de Inovação de Piracicaba. O Estudo mapeou as iniciativas de inovação e empreendedorismo, os ambientes, os agentes, as startups, as comunidades e organizações dedicadas à inovação.
Os resultados obtidos pelo estudo revelaram a densidade de nosso ambiente, que hoje conta com uma linha completa de apoio à gestão da inovação e aceleração de negócios de base tecnológica e científica, envolvendo nossas instituições de ensino e pesquisa, incubadora, agentes públicos e privados de fomento, hubs de Inovação, ambientes de suporte e investidores de diversos níveis. Os indicadores obtidos nos permitiram mensurar as forças, as fraquezas, e os índices de crescimento deste movimento local, o que contribuiu para orientar o planejamento e a implantação das políticas públicas de interfaces acadêmicas e empresariais, voltadas à criação de um ambiente cada vez mais maduro e favorável ao empreendedorismo de alto impacto em diferentes segmentos de mercado.
Para garantir o crescimento deste movimento local o estudo apontou claramente a necessidade de intensificar a atuação do poder público em pontos críticos da jornada do empreendedor, considerando seu papel fundamental como agente regulador e incentivador do processo de inovação.
Assim nasceu a proposta de criar o Hub Piracicaba, uma plataforma pública (física e digital) lançada pela Semdettur para apoiar o desenvolvimento de empreendedores em estágio inicial e acelerar a criação de empresas de base tecnológica e científica com potencial de crescimento exponencial (as chamadas “startups”).
Inaugurado no Núcleo do Parque Tecnológico de Piracicaba em outubro de 2021, o Hub do município funciona como ponto de apoio para a comunidade local de inovadores e startups que dão seus primeiros passos, oferecendo suporte técnico e acesso gratuito à sua infraestrutura por até 6 meses. O espaço conta com 16 posições coworking, Wi-fi aberto, livros técnicos e computadores conectados, além da presença constante de agentes locais de inovação que oferecem mentoria colaborativa. Um ambiente público que permite que os empreendedores possam vivenciar nosso ecossistema já consolidado com grandes casos de sucesso. O que deve suas conexões e oportunidades, favorecendo que estas organizações cresçam de modo mais dinâmico, e no futuro, se fixem em nosso município e região.
Já disponíveis na Plataforma digital do Hub Piracicaba (hubpiracicaba.com) estão o Programa de aceleração de Startups , o Programa de capacitação para formação de programadores e desenvolvedores de tecnologias já oferecido para cerca de 500 piracicabanos gratuitamente, o Programa de integração de Agentes de Inovação, o Programa de Inovação na Indústria e ferramentas digitais de apoio ao empreendedor oferecidas pelo Sebrae. O modelo de Hub Municipal proposto pela Semdettur está agora sendo proposto aos municípios da Região Metropolitana de Piracicaba, o que deve resultar na criação da Rede Metropolitana de Inovação.
Essas ações já realizadas integram-se a uma série de ações já previstas e coordenadas pela Semdettur, que visam em 2022 dar maior visibilidade e potência ao nosso Parque Tecnológico e ecossistema local de inovação, bem como consolidar uma nova política de atendimento às demandas socioeconômicas impulsionadas pela necessidade da retomada econômica, pela intensa transformação digital e o surgimento de novas economias emergentes.
Assim o município se posiciona para responder as tendências de transformação digital em verticais estratégicas, como cidade inteligente, gestão pública, indústria 4.0, manufatura avançada, turismo, saúde, energia, agronegócio e alimentos, atuando junto a uma ampla rede de parceiros estratégicos. Preparando, assim, Piracicaba e sua Região Metropolitana para acelerar na direção de um futuro ainda mais promissor e inovador.
_____
Pedro Chamochumbi, assessor especial de projetos e agente de inovação Semdettur