Com o estado de alerta emitido pelo Governo do Estado de São Paulo a respeito das fortes chuvas nesta época do ano, a CPFL Paulista alerta para os riscos que estas ocorrências climáticas podem causar.
Em locais externos, a companhia recomenda que, durante as ventanias ou temporais, ficar longe de locais e objetos isolados, como árvores, postes de luz, janelas e portas metálicas. Assim, evita choques que podem acontecer por descargas atmosféricas. Nunca se aproxime ou toque em cabos elétricos caídos no solo. Se encontrar um fio elétrico caído, o adequado é sinalizar a área para que ninguém se aproxime e avisar imediatamente a distribuidora de energia.
Em caso de rajadas de vento, não enfrente o mau tempo e procure rapidamente um local seguro para se abrigar. Não se abrigue debaixo de árvores pois há riscos de queda de galhos e descargas elétricas. Durante uma tempestade ou com incidência de ventos fortes, não estacione carros próximos a torres de transmissão de energia, árvores ou placas de propaganda, nem caminhe nestes locais.
Os veículos são um dos melhores abrigos contra os raios pela proteção proporcionada por sua superfície externa que faz a eletricidade descarregada se espalhar e, por meio dos pneus, ser descarregada para o solo. Se um cabo de energia cair sobre um carro, a pessoa não deve tentar sair de dentro e ninguém deve se aproximar do veículo, para tentar prestar socorro. Isole a área e acione imediatamente a CPFL.
Durante ventos e tempestades, mova-se para uma elevação mais baixa, pois raios são muito mais propensos a atingir objetos em locais mais elevados. Faça o máximo para ficar no nível mais baixo possível e evite grandes espaços abertos, onde você é mais alto do que qualquer outra coisa ao redor, como um campo de futebol.
Em zonas rurais, as cercas longas devem ser seccionadas e aterradas (de 100 em 100 metros, por exemplo) para evitar criar um caminho contínuo para os raios, que pode levar destruição ao longo desta cerca. Não enfrente alagamentos e fique de olho em encostas e barrancos.
Em casa, retire aparelhos elétricos das tomadas para evitar que possam queimar com as descargas elétricas. Se possível, desligue a energia elétrica, o gás e a água. Não use o celular ou telefone durante o período de incidência de raios, pois a rede de dados também pode ser caminho para uma descarga atmosférica.
É preciso cuidado com o nível da água. Os disjuntores da residência deverão ser desligados se a água atingir a altura das tomadas mais baixas. Isso evita que a corrente de energia passe pela água. Caso a água atinja a caixa do medidor de luz, a energia elétrica da residência precisa ser desligada pela CPFL.
Nunca use aparelhos elétricos e eletrodomésticos durante as tempestades ou em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou os pés molhados. Cobri-los não gera qualquer efeito de proteção. Não mude a chave (verão/inverno – fria/morna/quente) do seu chuveiro se ele estiver ligado e, em caso de descargas atmosféricas, não usar o chuveiro.
Em caso de dúvidas e emergência, ligue para a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193). Os clientes com interrupção de energia devem priorizar os canais digitais basta acessar o site www.cpfl.com.br ou baixar o aplicativo ‘CPFL Energia’ (disponível para Android e iOS). Ainda é possível entrar em contato com a distribuidora pelo WhatsApp (19) 99908.8888 ou enviar um SMS para 27351. Todos os canais registram a reclamação da mesma forma.
Nas situações de temporal, são priorizadas as ocorrências que atendem clientes essenciais, como saúde, segurança e abastecimento de água, seguidos daquelas que afetam o maior número de clientes.
Olá, Tribuna. Muito boa a informação.
CHEGOU A HORA DE SE APERFEIÇOAR! APRENDA UMA DAS PROFISSÕES MAIS BEM PAGAS DO MERCADO BRASILEIRO. CURSO ELÉTRICA PREDIAL E RESIDENCIAL – DESEMPREGADO NUNCA MAIS!
Acesse esse link e saiba como: https://bit.ly/Curso_Eletrica_Residencial_e_Predial