
O projeto que presenteou pacientes do Cecan (Centro de Câncer da Santa Casa de Piracicaba) com micropigmentação da auréola do seio e de sobrancelhas motivou a entrega de moção de aplausos nesta terça-feira (14). A ação foi promovida pela própria instituição em parceria com a micropigmentadora Ana Savoy e sua equipe. O vereador Pedro Kawai (PSDB), autor da moção, entregou a homenagem para o diretor Fernando Medina e para a gestora administrativa Andreia Klefenz.
De acordo com o texto da moção 230/2021, pacientes em tratamento de câncer de mama no Cecan se emocionaram ao ser presenteadas com as sessões de micropigmentação, realizadas pela equipe de Ana Savoy e mais 15 micropigmentadoras.
“Esse trabalho é fundamental para as mulheres que foram submetidas à mastectomia, com reconstrução mamária ou qualquer outro tipo de cirurgia que elimina o mamilo (…) o procedimento realizado pela equipe de Ana Savoy aumenta a autoestima significativamente das mulheres com câncer de mama”, disse o médico Fernando Medina.
O procedimento reconstrói a região dos mamilos e ajuda a disfarçar as cicatrizes de modo que a pele fique mais próxima da sua cor natural. A técnica também foi utilizada para realçar as sobrancelhas das pacientes. O atendimento foi realizado em cerca de 50 mulheres.
“O projeto consiste em cuidar dessas pacientes, dar assistência,não somente na questão do tratar a doença em si, com a cirurgia, com a quimioterapia, a radioterapia, mas enxergar essa paciente como um todo”, explica a gestora Andreia Klefenz, para quem o procedimento permite resgatar a autoestima da mulher que passou pela cirurgia.
De acordo com o vereador Pedro Kawai, autor da homenagem, é necessário considerar aspectos estéticos para promoção da autoestima das pacientes. “É um grande prazer poder reconhecer o comprometimento, a dedicação tanto do Cecan quanto da Ana, mas principalmente o carinho e o amor que eles desembolsam e se dedicam ao dia a dia das pacientes”, disse.
Andreia Klefenz comenta que o projeto também auxilia na questão socioeconômica, uma vez que todas as etapas do procedimento são gratuitas. “Essa paciente tem a reconstrução primária e a manutenção, então ela sempre será assistida e acompanhada”, ressaltou.