Parceria – Garapa e Andaime Teatro realizam atividades culturais

Projeto “Massapê” do Grupo Andaime Teatro foi contemplado com Edital do Proac LAB. Foto: Thiago Altafini

Neste sábado (11), a partir da 9h, o Andaime Teatro, em parceria com a Catapoesia, realiza uma série de atividades culturais no Ponto de Cultura Garapa. A programação conta com Feira de Literatura, Lançamento de Livro, exibição de filme e apresentações teatrais na “Mostra Fragmento”.

Ás 10h, acontece a “I Feira Fulô – Impressão e Literatura” que tem como proposta a divulgação de editoras e de autores independentes, a fim de criar um espaço para que as publicações possam ser comercializadas e divulgadas. A importância desse tipo de iniciativa se dá pelo fato de o produto chegar diretamente ao consumidor, propiciando, durante o contato, um momento de interação capaz de levar ao consumo dos livros e/ou impressos. Além disso, essas editoras têm uma tiragem muito pequena, o que torna quase impossível a circulação em massa de sua produção.

Para os leitores, as feiras também são importantes, pois conhecem uma diversidade de publicações desde livros de arte, cartoneros, fanzines, cordéis, cartões e cartazes poéticos, muitas vezes desconhecidos do público em geral, além de tecerem redes entre os editores e de conhecerem autores à margem do mercado editorial convencional, mas tão bons quanto os demais.

A “I Feira Fulô” homenageia as flores e a flor escolhida para representá-la nesta sua primeira edição é a ‘tipuana tipu’, uma árvore urbana cujo fruto é uma sâmara que tem sua semente na extremidade, o que nos remete à imagem de um passarinho. Sua flor é amarela e se mostra aos cachos. Em Piracicaba é muito comum encontrá-la pelas ruas, parques públicos e até na beira do rio. “Feira Fulô” é uma realização do Ponto de Cultura Garapa e Editora Cartonera Catapoesia. Os expositores selecionados são Aline dos Reis Silva, Luzia Stocco, Beatriz Murad, Iara Carvalho, Grazart Collage, Camaleoa Cartonera, Candeeiro Cartonera, Catapoesia Cartonera, Coletivo Semente Postal e Camilo Quartarollo.

Ás 16h, acontece o lançamento do livro Massapê que conta a história de uma família que saiu do interior de Minas Gerais, há 60 anos, vindo pra Piracicaba para trabalhar no corte da cana. O livro cartonero foi escrito por Sol Barreto. Ás 17h, será a estreia do experimento cênico audiovisual que aborda a mesma história do livro. O filme conta com direção de Thiago Altafini, atuação de Antonio Chapéu, com direção cênica de Rogério Tarifa, música de Domingos de Salvi, cenários e figurinos de Carlos ABC e participação especial de membros da Família Silva. O Projeto “Massapê” do Grupo Andaime Teatro foi contemplado com Edital do Proac LAB e conta com apoio do Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Ás 19h30, acontece a apresentação do exercício cênico “O caminho é vida, sopro e pergunta” com direção de Jennifer Garcia e texto de Guilherme Domingues. Esta cena teatral é resultado das oficinas realizadas pelo Grupo Andaime, com apoio da Secretaria de Ação Cultural de Piracicaba e faz parte da “Mostra Fragmento” que conta também com apresentação das oficinas realizadas pelo Floreia Teatro.

Todas as atividades são abertas ao público em geral. O Ponto de Cultura Garapa continua seguindo todos os protocolos contra o Covid 19.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima