Barjas Negri
A revitalização da Estação da Paulista transformou esse local num importante centro cultural, recreativo e esportivo, valorizando toda a região Central e, claro, a da Paulista. Nesse local foi adicionado um importante equipamento social: a Estação Idoso “José Nassif”, instalado na antiga gare, espaço esse utilizado para carregamento e descarregamento de mercadorias. Sua implantação teve como finalidade atender pessoas idosas com atividades voltadas à promoção da qualidade de vida, bem-estar mental e interação social.
O projeto, resultado da parceria entre a Emdhap e a Prefeitura de Piracicaba, procurou atender a proposta da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads). Sua inauguração ocorreu em 28 de agosto de 2006, no mês de comemoração do aniversário de Piracicaba. O espaço teve a articulação da Smads e do Conselho Municipal do Idoso, com apoio das secretarias municipais de Ação Cultural e Esportes e ainda a Associação dos Grupos da Terceira Idade de Piracicaba.
A Estação Idoso funciona praticamente todos os dias e oferece gratuitamente atividades de terapia ocupacional, artesanato, coral, ginástica cerebral, atividades físicas, palestras e atividades recreativas e culturais aos idosos inscritos, numa média superior a 500 atendimentos por mês. Vale aqui o registro de que a Estação tem um dinâmico coral, regido por Willians Barros e pelo músico Washington Barros, que faz boas apresentações em praticamente todas atividades festivas. Claro, a pandemia atrapalhou muito o seu funcionamento.
Na época da sua criação, a secretária Maria Angélica Guércio e toda equipe da Smads teve importante papel na formulação de trabalho e de seu dinamismo, que perdura até hoje. As suas atividades continuaram nas gestões das secretárias Eliete Nunes, Fabiane Fischer e agora com Euclídia Fioravante. Tenho afirmado sempre que políticas públicas precisam ter continuidade para que se consolidem, como é a Estação Idoso. Ao longo de 15 anos, ela atendeu, e bem, milhares de idosos, que tanto ajudaram no desenvolvimento da cidade.
Desejo que essas políticas públicas continuem e procurem atender os idosos como forma de reconhecimento dessas pessoas. No cargo de prefeito sempre procurei participar ativamente de todo esse processo.
______
Barjas Negri, ex-prefeito de Piracicaba