Thaís S Rodrigues
A fase pré-amputação é mais raro de acontecer e consiste na mobilidade, fortalecimento muscular, em manter ou melhorar a amplitude de movimento, treinos de transferências, equilíbrio, marcha.
É bom pontuar que:
– Hoje, os objetivos são de reinserção de músculos e tendões (miodese) e fixação de extremidades de músculos (mioplastia) proporcionando movimento para o segmento que restou.
– Possíveis motivos patológicos que levam á necessidade de uma amputação podem ser: Neuropatias Periféricas (perda de sensibilidade do membro), Tumores e Traumas.
O que é o Coto?
O coto é o restante do membro após o procedimento de amputação, e graças á ele, é possível a colocação de próteses e realização de movimentos que o membro realizava antes.
REABILITAÇÃO FISIOTERAPEUTA — Na pós amputação, devemos previnir contraturas musculares, fortalecimento muscular, mobilização, controle do edema, estimular a independência com auxiliares de locomoção.
Na pré protetização os objetivos principais são estimular as habilidades para realizar as atividades sem o uso da prótese , preparar o coto para ser protetizado, fortalecimento , equilíbrio, coordenação motora e deambulação.
Nessa fase, pode ser encontrada alguns problemas relacionados com a cicatrização, edemas, presença de neuromas, dores, deformidades, os quais serão tratadas com recursos específicos. Pode ter amputado que não passará da pré protetização, podendo ser pelo simples fato de não querer se adaptar a uma prótese ou ter um quadro patológico grave que impossibilita a protetização. Além disso, haverá aqueles amputados que experimentou a prótese por algum período e é mais independente sem a mesma.
A pós protetização consiste na avaliação da prótese, aprender a colocar e retirar, transferência de posturas, treino de marcha, treino em escadas, rampas, as atividades esportivas, recreacional e AVDs, além da reintegração social e profissional.
Lembrando que é apenas um resumo e que cada paciente teve que ser avaliado de forma global e individual, levando em conta suas condições e seus objetivos.
_____
Thaís S Rodrigues, fisioterapeuta