Integração e transporte público: 30 anos do TCI

Rai de Almeida

 

“Vem aí o único sistema com integração total no Brasil”. Essa foi uma das manchetes utilizadas por alguns veículos de comunicação no Brasil para noticiar, à época, o avanço ímpar que a cidade de Piracicaba conquistava no setor do transporte público e mobilidade urbana quando da fundação e instalação do Terminal Central de Integração – o TCI – há trinta anos, pelo então governo democrático e popular do prefeito José Machado, do Partido dos Trabalhadores. Pensado a partir de um programa de governo no qual não faltavam políticas públicas sérias, comprometidas com a população (especialmente a mais necessitada) e efetivas, a criação, fundação e implementação do TCI – e, portanto, de seu sistema de integração – foi, de fato, uma revolução não apenas em nossa cidade, como serviu também de modelo para muitas outras cidades do país.

Integrar toda Piracicaba – incluindo sua urbe e a zona rural que a margeia – criando novas linhas de ônibus e permitindo que seus usuários pagassem apenas uma passagem (um “passe”, como se diz popularmente) para se locomoverem dos bairros ao centro ou do centro aos bairros foi uma das mais generosas, arrojadas e democráticas propostas que a cidade de Piracicaba já viu acontecer no setor de transporte público nas últimas décadas. Acostumada, hoje, a usar o sistema de integração sem perceber mais nitidamente como ele facilita e barateia os custos com transporte, a população piracicabana talvez já não mais perceba como o sistema integrado possibilita que o intercâmbio pelas diversas regiões da cidade seja feito pelos cidadãos e cidadãs com custo menor e com uma eficiência muito maior do que se tinha antes da integração.

Para se ter uma ideia, bairros distante como Anhumas, Tanquinho, Saltinho, Ártemis, Santana e Santa Olímpia, por exemplo – os quais antes da criação do sistema de integração ficavam absolutamente isolados da cidade – passaram a ser contemplados com mais linhas de ônibus que, ao permitir que o usuário e a usuária pagassem apenas uma passagem para o transporte bairro-centro, possibilitou que a população habitante desses bairros pudesse se dirigir ao centro da cidade com mais segurança, rapidez e facilidade (o que, evidentemente, trouxe muito mais mobilidade no fluxo pela urbe, possibilitando, consequentemente, um desenvolvimento maior e com qualidade por toda a cidade).

A reforma completa do antigo “abrigo” de ônibus urbanos e da rodoviária intermunicipal também deve ser hoje lembrada. Fruto da gestão democrática e popular do Partido dos Trabalhadores em nossa cidade, esses antigos prédios foram substituídos por novas e funcionais instalações que, até hoje, atendem a população piracicabana ainda com a mesma estrutura então construída.

Neste dia de festa e celebração, caberia ainda destacar o empenho de tantos e tantas companheiras e companheiros que contribuíram também para que o TCI e todo o sistema de integração pudesse ser realizado e oferecido a Piracicaba. Dentre esses e essas companheiros e companheiras, não podemos deixar de citar – para além da referência aqui já feita ao Prefeito José Machado – o nome de Eduardo Giannetti, ex-secretário municipal de Transporte e que, junto ao Prefeito José Machado, pesquisou, elaborou, traçou e implantou todo o projeto de integração de Piracicaba.

Passados trinta anos, novos caminhos e novas discussões se fazem mais do que necessárias na área do trânsito, transporte e mobilidade urbana. Inseridos numa nova realidade, numa cidade que se avoluma e se metropoliza, urge discutirmos seriamente políticas públicas nesse campo para Piracicaba – antes que um colapso de grandes proporções, e que já se inicia, aconteça. Que os projetos inovadores e democráticos implementados pelo Partido dos Trabalhadores nesse e em outros campos possam, hoje, servir de inspiração para os atuais gestores.

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Rai de Almeida, vereadora em Piracicaba (PT)   

 

 

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