
Em visita técnica nas proximidades dos condomínios Terras de Piracicaba, engenheiros da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (Semuttran) inspecionaram diversos pontos nos quais deverão ser instaladas placas de estacionamento proibido, entre o horário das 23h às 6h.
A medida é um dos desdobramentos da reunião ocorrida em julho, na Câmara, quando o vereador Pedro Kawai (PSDB) reuniu diversas secretarias municipais e representantes da segurança pública para propor ações coordenadas, a fim de impedir a realização dos chamados “rolezinhos”, especialmente aos finais de semana.
Durante a visita, os representantes do Terras I, II, III, IV e V relataram que o problema diminuiu, mas não foi resolvido. Eles disseram que a presença da Polícia Militar e da Guarda Civil é determinante para afugentar as centenas de jovens e adolescentes que usam o local como espaço para consumir bebidas, ouvir músicas e namorar.
“No dia seguinte, as calçadas e as ruas ficam repletas de garrafas, embalagens, bitucas de cigarro”, conta uma das representantes do Terras. “Até preservativos e pinos de drogas já foram encontrados”, lamenta. “Compreendemos que o ir e vir é um direito de todos, mas a aglomeração é enorme e o que é pior, quase todos sem máscaras. Isso vira um caso de saúde pública, na frente das nossas casas”, considerou um dos síndicos.
Kawai entende que, com o aumento da ronda policial no entorno das portarias dos condomínios e, após a demarcação do local com placa de estacionamento proibido das 23h às 6h, as aglomerações tendem a diminuir. Por outro lado, ele observa que as alterações também precisam assegurar o bom atendimento das atividades comerciais das empresas que estão instaladas nas proximidades.
Uma nova reunião para dar sequência às medidas preventivas e educativas em relação aos rolezinhos, no Terras de Piracicaba, será agendada para as próximas semanas, na Câmara. Na oportunidade será possível fazer um balanço da eficiência das ações já adotadas, que poderão servir como acúmulo de experiência para outras regiões da cidade.