Thaís S. Rodrigues
As principais sequelas decorrentes da Covid-19 são em ordem de prevalência: distúrbios respiratórios, incluindo alguns graves como fibrose pulmonar; cognitivos, redução do condicionamento físico, polineuropatia, miopatia, dor e por fim, desordens psiquiátricas. Sendo assim, as fisioterapias cardiorrespiratória e motora são de fundamental importância no tratamento dos pacientes com diagnóstico de Covid-19 após a alta hospitalar.
Assim sendo, são objetivos da fisioterapia pós Covid: melhorar a falta de ar, prevenir complicações respiratórias, cardíacas, vasculares, osteomioarticulares e neurológicas; minimizar déficits funcionais para impedir incapacidades a longo prazo ou permanentes; melhorar a qualidade de vida, possibilitar o retorno do indivíduo às atividades sociais e reduzir a necessidade de novas internações hospitalares (Boldrini, P et al; European J of Physical and Rehabilitation Medicine, 2020).
Para que os objetivos sejam alcançados, é fundamental uma avaliação prévia e a elaboração de uma conduta adequada, realizadas pelo fisioterapeuta, que dependerá do grau de acometimento pulmonar e de outros sistemas, além de outras variáveis como idade, comorbidades e história prévia.
Se você apresenta sequelas da Covid-19 ou conhece alguém, indique a Fisioterapia!
_____
Thaís S. Rodrigues, fisioterapeuta