Piracicaba tornou-se metrópole. E agora?

Rodolfo Capler

 

Piracicaba é a quarta melhor cidade para se viver no Brasil. Com um dos melhores índices de qualidade na educação pública, IDH (Índice de desenvolvimento humano) altíssimo e grande capacidade empregatícia, a cidade ganhou status de metrópole na última quarta-feira (18).  Com votação unânime pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), a criação da Região Metropolitana de Piracicaba foi aprovada, alçando a cidade à liderança dum conglomerado de 24 municípios com aproximadamente 1,5 milhões de habitantes.

Tornar-se uma metrópole integra muitos pontos positivos para Piracicaba, que deixa de ser dependente de Campinas e ganha maior autonomia e importância no cenário nacional. Entre os pontos positivos de ser uma metrópole estão a participação mais ativa do Estado com investimos mais vultosos nas áreas da educação, saúde e segurança públicas; boa infraestrutura; imóveis mais baratos; maior sintonia nos serviços telefônicos e sinais na internet;  maior integração nos setores da cultura, esportes e lazer;  aperfeiçoamento dos sistemas de captação e distribuição de águas e tratamento de esgotos; mobilidade urbana sustentável… e até mesmo novas universidades públicas e a criação de um aeroporto regional de porte. Por outro lado, há aspectos negativos em relação a formação de uma região metropolitana, tais quais poluição do ar em virtude da grande circulação de veículos; carência de áreas verdes; loteamentos clandestinos; formação de cortiços; trânsito em maior quantidade; maior incidência de violência; desemprego; aumento da desigualdade social e custo de vida mais elevado do que nas pequenas cidades.

Independentemente dos pontos negativos de se tornar uma região metropolitana, Piracicaba segue o caminho do crescimento e da prosperidade com a aprovação da medida, de modo que os prós superam os contras. Ao lado de São Paulo, Baixada Santista e Campinas, o município figura como referência estadual atraindo maiores investimentos da iniciativa privada.

Para todos os piracicabanos – assim como para os amantes da nossa terra -, a formação de uma região metropolitana é motivo de grande alegria. Piracicaba assume cada vez mais o protagonismo de nossa região e se torna uma cidade mais plural, dinâmica, rica, pujante, promotora de melhores oportunidades e cosmopolita.

_____

Rodolfo Capler, pesquisador, teólogo e escritor; e-mail: [email protected] /Instagram: @rodolfocapler

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima