
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), monitora o serviço de varrição na cidade, realizado por 70 equipes em todo o perímetro urbano, percorrendo em torno de 13 mil km por mês, fiscalizando aproximadamente 400 setores por mês, como são denominados os trechos dentro dos bairros em que é feita a varrição.
O secretário da Pasta, Alex Salvaia, entende que o serviço tem que ser realizado da melhor forma possível, para garantir uma cidade limpa não só para a população de Piracicaba, mas também para os visitantes. “Sabemos da importância da varrição e estaremos atentos para melhorar a sua eficiência e garantir melhor qualidade de vida aos moradores”, disse Salvaia.
As equipes de varrição da empresa Piracicaba Ambiental, responsável pelo serviço na cidade, sob fiscalização da Sedema, executam, durante toda semana, serviços de limpeza em vários pontos da cidade, de acordo com o plano de varrição.
A periodicidade da varrição varia de acordo com a região. Podendo ser realizada duas vezes ao dia na região central. Já nas regiões mais periféricas, a varrição pode ser realizada em dias alternados, duas vezes na semana ou mesmo uma vez na semana. O serviço é vistoriado, diariamente, pelos fiscais da Divisão de Controle e Fiscalização da Sedema.