
Já está na web o vídeo da campanha antitabagismo Paradas pro Sucesso que traz a música Velha Roupa Colorida, de Belchior, na voz de Patrícia Ribeiro. A cantora, dona de repertório eclético e que adotou Piracicaba como terra natal, explica que esta música ”fala de mudança, de tempos que não voltarão mais, o mesmo que acontece à maioria dos fumantes”, porque, após surgirem os efeitos na saúde, é muito difícil reverter o quadro.
Segundo ela, “os males que decorrem do cigarro podem ser irreversíveis, então, que o fumante pare enquanto ainda há tempo”. Perfeitamente compatível com a proposta da campanha criada pela médica Juliana Previtalli e pelo músico Luis Fernando Dutra para alertar sobre os riscos que o tabaco representa à saúde.
Para Patrícia, a música tem a magia especial de dissipar as coisas ruins, pois “quem canta os males espanta, dito popular que é verdadeiro, porque a música nos enche e transborda ao ponto de causar o mesmo em quem nos ouve”. Ela reconhece que não é fácil abandoar o cigarro e afirma que se sente muito bem ao usar o talento para, de uma forma leve, ajudar na batalha contra o vício.
No vídeo, Patrícia aborda que, mesmo sem tragar, a fumaça do cigarro é altamente tóxica. Segundo a revista Superinteressante, a fumaça tem cerca de 4 mil substâncias e 50 delas são cancerígenas. Além disso, dados da Organização Mundial de Saúde(OMS) mostram que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões, morrem pelo uso direto do cigarro e cerca de 1 milhão, por serem fumantes passivos, ou seja, por inalarem de forma indireta a fumaça proveniente dos fumantes.
ACESSO:
Youtube – https://www.youtube.com/watch?v=fHYC-EuvLHo
Facebook – https://www.facebook.com/paradasprosucesso/
Instagram – https://www.instagram.com/julianabarbosaprevitalli/