Santa Casa Saúde abre Semana da Amamentação na segunda-feira (2)
31 de julho de 2021
Live será no facebook.com/SantaCasaPiracicaba – Crédito: Divulgação
A médica obstetra Milena Góes abrirá, segunda (2), a Semana da Amamentação do Santa Casa Saúde Piracicaba, comandando live a partir das 9h, pelo facebook.com/SantaCasaPiracicaba, para falar sobre “A importância da rede de apoio à amamentação e os fatores que interferem na produção do leite materno e no desmame precoce”.
A Semana prossegue até sexta (6), sempre das 9h às 9h30, quando lives abordarão todos os aspectos da amamentação, em complemento às ações diárias desenvolvidas pelo Plano junto a mães e a futuras mamães para aumentar a conscientização e estimular ações relacionadas ao aleitamento materno.
Milena Góes alerta que, quando um acontecimento gera estresse à mãe, mudanças podem ser desencadeadas provocando aumento na liberação de hormônios, aumento do ritmo cardíaco e da pressão arterial, além de fatores psicológicos como medo, ansiedade e ira, que prejudicam o processo de produção e ejeção do leite materno.
Ela lembra que, com o nascimento do bebê, a nova rotina pode gerar medos e inseguranças, mas assegura que há caminhos para superar isso. Ela adverte que, quando as mães amamentam pensando sobre seus inúmeros afazeres e se agitam com todas as suas funções em meio à nova dinâmica da casa, à maternidade, ao bebê e até à amamentação, o organismo produz mais adrenalina. “Essa adrenalina ocasiona a diminuição da prolactina, que é um dos hormônios responsáveis pela produção do leite materno”, explica.
Segundo a médica, ao pensar que seu leite é fraco e que não está sendo suficiente para alimentar o bebê, maiores as chances de enfrentar dificuldades nesse momento.
“Falar com o esposo, familiares e amigos para construir uma rede de apoio social, que envolve apoio material, afetivo, emocional, informações e integração social positiva é fundamental para que a mãe tenha momentos de tranquilidade tão necessários à produção do leite materno”, considerou a obstetra.
Para ela, pedir ajuda não é sinal de fraqueza, mas de força. Aos poucos, a rotina se encaixa, as dificuldades passam e a mãe ganha confiança para passar pelos obstáculos da maternidade”, tranquilizou.
Milena Goes orienta a mãe a colocar a saúde do bebê em primeiro lugar e a cuidar de si mesma para garantir as condições físicas e emocionais necessárias para cuidar da criança e aproveitar cada momento com ela. “Quando a mãe se prepara e tem o apoio da família, o momento de amamentação é tranquilo e cheio de amor”, considerou.