Jesus era de Direita ou de Esquerda?

Rodolfo Capler

 

Jesus era de direita ou de esquerda? Esta pergunta sempre surge em conversas de bar, em almoços de família e em aulas de catequese. Incluir Jesus em temas políticos, não somente é uma tendência, mas uma grande tentação. Isso porque, num país hegemonicamente cristão como o Brasil (ainda que nominalmente), o nome de Jesus atrai a atenção da audiência e autentica os discursos políticos.
Antes de responder a tal pergunta, é necessário deslindar as noções de direita e esquerda. Para isso, lhe convido a retroagir pelo menos 230 anos na história. Foi na França revolucionária que o entendimento que temos de direita e esquerda desabrochou. Durante a Revolução Francesa, mais precisamente entre os anos de 1789 a 1791 a Assembleia Nacional Constituinte preparou a nova Constituição a reger a França. Durante as reuniões da Constituinte, os girondinos, facção proveniente das camadas mais altas da burguesia e requerentes de maior liberdade política, demarcavam o lado direito da Assembleia. O lado esquerdo era ocupado pelos jacobinos, grupo radical que privilegiava a igualdade de direitos entre todas as camadas sociais. Dos embates demasiadamente polarizados entre esses dois grupos é que nasce a compreensão popular e corrente de direita-esquerda que temos hoje no debate público.
Isto posto, necessitamos voltar a questão “Jesus era de direita ou de esquerda?” Tendo em conta que Jesus é uma figura histórica da Palestina do século I, tentar situá-lo à direita ou à esquerda é puro anacronismo. Entretanto, se desejarmos cometer tal disparate, precisamos analisar as ações de Jesus nos Evangelhos. Jesus é descrito pelos evangelistas Marcos, Mateus, Lucas e João, como uma personagem autêntica, movida pelo amor a Deus e ao próximo – nunca se engajando em projetos políticos de sua época.
Conforme os relatos dos Evangelhos, Jesus agia (de determinado modo), muito mais à direita do que os atuais líderes conservadores de nosso país. Por exemplo, Jesus se posicionou contra o divórcio, permitindo-o apenas em casos de imoralidade sexual e isso por causa da dureza dos corações humanos. Em contrapartida, a maioria dos líderes da direita em nosso país, se encontra no segundo ou terceiro casamentos.
Vivendo no regime romano absolutista dos imperadores romanos, Jesus é questionado por fariseus e herodianos se era lícito ou não pagar imposto a César. A sua resposta (sob a ótica política polarizada de nossos tempos), não parece nada subversiva: “Daí a Cesar o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Para a alegria da direita, Jesus desautorizou a deificação do dinheiro, porém não proibiu a capacidade de multiplicá-lo, de acordo com a parábola dos talentos (Mateus 25). Jesus também se mostrou favorável a instituições como casamento monogâmico e heterossexual (Mateus 19), e a religião formal. À vista disso, muitos o identificam (anacronicamente), à direita do espectro político.
Por outro lado, há inúmeras referências nos Evangelhos que possibilitam localizar Jesus à esquerda. A título de exemplo, Jesus se associou com muitas mulheres, numa cultura que as desprezava e as tratava como seres de quinta categoria. Igualmente tocou em leprosos, coxos e cegos, que eram identificados como amaldiçoados por Deus. Comeu com publicanos e pecadores. Era amigo de prostitutas. Orientou seus discípulos a visitarem os presos, a acolherem os estrangeiros, a cobrirem os nus e a alimentarem os famintos… Enfim, Jesus se associou aos marginalizados sociais de sua época e advertiu seus discípulos a fazerem o mesmo. Por essa razão, Jesus é considerado um revolucionário por muitos adeptos da esquerda.
Como figura polissêmica, Jesus pode ser interpretado de variadas formas, segundo a conveniência de cada grupo. Porém, por meio duma leitura séria dos Evangelhos, fica muito claro que qualquer tentativa de encastrá-lo à direita ou à esquerda do espectro político é um esforço reducionista e superficial. Por força de sua natureza e missão e por conta de sua limitação histórica, Jesus não era de direita, nem de esquerda. Ele não cabe em ambas as categorizações.
___
Rodolfo Capler, pesquisador, teólogo e escritor; e-mail: rodolfo [email protected] /Ins-tagram: @rodolfocapler

28 comentários em “Jesus era de Direita ou de Esquerda?”

  1. Paulo José Silva Valença

    Jesus não era amigo de prostitutas, mas seu salvador. A todos chamava à conversão. Aos leprosos, cegos e paralíticos dava a cura do corpo, mas sem dispensar a da alma.

  2. Eli Soares do Nascimento

    Se Jesus estava no meio de dois ladrões esquerda e direita, uns dos dois inocentaram Jesus por näo cometer crimes foi o da direita assim as raízes de direita mostram a sensibilidade de filtragem da existência de maldosesos. Na esquerda näo teve está reação pois significa que a maldade na casa dos 100% sem filtragem.

    1. os ditos esquerdalhas soltaram barrabás que representava um verdadeiro bandido (hoje em dia os esquerdas só querem soltar bandidos, qualquer semelhança é mera coincidência), e prenderam Jesus que representa o trabalhador comum que muitas vezes são vítimas desses assaltantes e sequestradores. os esquerdas só fala do bom ladrão na cruz (mas não falam do mau ladrão). tem bandido que tá na igreja e no outro dia tá assaltando, seria até uma blasfêmia comparar Jesus com bandidos que nunca se arrependem de fazer o mal.

      1. Vamos voltar a história da bíblia, quando jesus esteve ao lado de Barrabás e iria ser decidido que iria ser condenado ou não, podemos ver que a maioria dos reis da época estavam a favor de Barrabás mesmo ele sendo ladrão, pergunto por que será que os reis estavam ao lado de Barrabás? Porque eles sabiam que caso jesus não fosse crucificado na cruz com toda certeza ele que iria liderar o povo, porque jesus era justo e sabia como era difícil a vida dos mais pobres na época e também das prostitutas, gays, pretos, etc….
        Não se esqueça o senhor que hoje existe pastores corruptos e também injusto, mentiroso, a esquerda não quer soltar os bandidos e sim mostrar o real motivo de pessoas roubarem umas às outras, vivemos hoje em um mundo totalmente capitalista e se o senhor for pesquisar sobre o capitalismo vai perceber o quão injusto é, porque os capitalistas pensam que você só merece uma vida digna caso se mate de tanto trabalhar e na maioria das vezes mesmo você se matando de trabalhar, não consegue nem dar uma vida digna para os seus filhos porque hoje no Brasil que vivemos a mulher pobre e trabalhadora continua na pobreza enquanto os empresários que nunca trabalharam para ” conquistar” o que ele tem hoje, gastam o dinheiro com carros, impressas, mulheres, bebidas. Estamos falando que o Brasil hoje é injusto para krl, as pessoas mais pobres hoje não conseguem nem comprar comida direito por conta do valor do alimento, as coisas estão caras e o presidente não se importa porque se importasse não estaria metido em vários escândalos de corrupção hoje e os filhos também, ele já chegou a dizer que ninguém passa fome hoje no Brasil e que você não via ninguém pedindo comida na porta de uma padaria, não sei em que Brasil eles está vivendo, mas no Brasil que estou hoje mais de 33 milhões de brasileiros passam fome, e não é e nunca foi porque não procuram trabalho e sim porque enquanto sobra dinheiro no bolso do milionário a dona de casa pobre não tem nem o que dar para os filhos comerem, reveja os seus conceitos e entenda que o Brasil não é um pais das maravilhas e pare de tentar esconder a verdade das pessoas!

        1. Tambem concordo.Na minha Opiniao Jesus sempre foi Neutro.Sempre cumprindo seu papel e missao.Na epoca de jesus tambem existia um caoes politico.Mas Jesus sempre foi sabio em suas respostas quando queria seu posicionamento.Assim sejamos nos.O Evangelho eh libertador.

        1. Quer dizer que aqueles que são contra as drogas, o aborto, erotização de crianças, promiscuidade, roubalheiras, mentiras…etc…etc foram os que pediram para crucificar Jesus, e os que apoiam tudo isso queriam ele livre. Que pinga é essa que tu anda tomando, cumpanheiro

    2. Arildo Magela Diniz

      O conceito de direita e esquerda foi implantado no século XVII, na França em assembléias realizadas com elite sentada a direita e pobres a esquerda. Basicamente isso…

  3. Anacronismos a parte, o Mestre disse que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus…o jovem rico, possuidor e possuído por muitos bens, desiste de seguir a Jesus em razão do convite de dar todos os bens aos pobres e seguí-lo.
    O Divino Mestre também diz que tudo que fizermos ao menor dos nossos irmãos, a Ele é que fazemos: estes são os pobres, os presos, os gays, os travestis, os refugiados…ou não?
    Penso que esse pensamento não se encaixa nem um pouco com essa direita doentia e egoísta que vivemos hoje, que se vende como a mais fina flor do Cristianismo, com todos os seus preconceitos, sua meritocracia ( a Graça não existe mais!), sua apologia à violência, à ditadura e a tortura…sua indiferença à milhares de mortos.
    Se o Cristo voltasse a Terra, certamente seria abominado por muitos cristãos.

    1. Não confunda Gays e Travestis com pobres, presos e refulgíamos, afinal os 3 últimos não é pecado de imoralidade da qual Jesus se opunha. De Gays e travestis Jesus exige arrependimento. A Direita não defende Ditadura nem tortura, por isso nos solidarizamos com Cubanos, Venezuelanos, Norte Coreanos e muitos outros vítimas do Socialismo/Comunismo.

  4. Se Jesus fosse de direita ele não teria dito que é difícil um rico entrar no céu e não é de se notar que a maioria das pessoas de direita são pessoas ricas e egoístas hoje em dia, que só pensam em multiplicar suas riquezas explorando os desfavorecidos (como por exemplo, pagando péssimos salários). Jesus também não era de esquerda pois dizer que Jesus defende bandido seria outro absurdo, pois Jesus ama a todos e não exclusivamente só bandidos, ele quer que todos os pecadores se arrependam, independente de quem seja. mas dizer que ele era de direita seria outro absurdo. Todo mundo sabe que as pessoas de direita só pensam em enriquecer cada vez mais e ostentarem luxos e gastar com vários itens de alto valor que são desnecessários enquanto os pobres, que são a vasta maioria da população, são obrigados a viverem com migalhas e péssimas condições de vida. com certeza Jesus não está em nenhum partido político pois a política do homem é falha em vários aspectos.

    1. Nem de esquerda nem de direita. Jesus veio para todos que o quisesse como salvador. A missão do mestre não era a política. A missão dele era pra salvar a todos.

  5. Ao meu ponto de vista, sempre trabalhando em prol de os menos favorecido e discriminados pela sociedade mais poderosa financeiramente, e por isso os povos alí presente foi induzido pelos conservado res dizendo que jesus era um blasfemador e que deveria ser morto, o poderoso hoje é o capitalismo, os conservadores acham que são os donos da razão.

    1. Esse artigo é um inteligente ato de manipulação.
      É muito bonito e lindo a solidariedade com os pobres, LGBTs, prostitutas e por aí vai. Mas na prática, quem ganha o nome de defensor da família é um homem de direita ? O direita n era o errado ?
      Uma discussão de esquerda x direta, nos dias de hj, acaba sendo o q era para ser uma discussão com amor, uma discussão com rancor.

  6. É muito triste ver a falta de entendimento das Escrituras, Jesus sempre foi defensor da família, disse não ao divórcio, não ao aborto, sempre ensinou o casamento heterosexual, nunca condenou ninguém por ser rico, (exemplo disso foi Zaqueu) , quem cedeu seu sepulcro para Ele foi um homem rico (José de Arimatéia), Ele não pregou igualdade social, ele pregou o amor incondicional, o respeito uns pelos outros, respeito as autoridades, respeito aos patrões, ( está escrito, sirvam seus senhores como a Cristo). Enfim, falta muito conhecimento aos que se dizem sábios. Direita ou esquerda? Digo sim para a que defende a vida, a família, o direito de liberdade.

    1. Quem está lendo a Bíblia errada é você… Jesus em diferentes momentos defende uma igualdade social entre ricos e podres, sobre dividir com os que poucos possuem

    2. Essa passagem que você citou nem foi escrita por Jesus que viveu em conflito com líderes conservadores de seu tempo… Em lugar nenhum Jesus menciona o aborto… E disse que nem todos nasceram para casar… Deixe as pessoas LGBTs

  7. A pergunta que eu deixo – Jesus transcendia a política. Mas, será que, Jesus, sendo Deus, iria apoiar aborto (assassinato) drogas (pecado contra o corpo) assalto? Duvido muito!

  8. Texto coerente ao afirmar sobre um dos problemas mais graves que temos infrentado na atualidade: o anacronismo.

    Assim sendo, acredito que o exercício da reflexão finaliza na impossibilidade de encaixar fora do tempo a quem lhe pertence..

    Gostei do texto e que venham mais.

  9. Ivis pereira barreto

    Ei amigo a nossa espada e a palavra de Deus não a arma de fogo, se estamos com cristo nova criatura somos . se te bateres na face Direita vire ofereça a esquerda , o que aconteceu com Pedro quando ele cortou a orelha de Malto centurião do governo da época no Getsemani e jesus disse que n concordava com que ele fez . então veja bem antes de defender a direita n ta com moral nem uma

  10. Claro que o autor da forçada para tentar colocar Jesus como de direita, mesmo ele mesmo falando que a esquerda pregava a igualdade entre os homens na frança. Mesmo ele mesmo falando que Jesus se foi oposto ao que era conveniente naquela época tal como, matar a pedradas uma mulher da vida, se colocou fora da sociedade padrão romana, lógico que se Jesus fosse de direita ele seria um senador ou algum oligarca conservador, querendo manter a sociedade como ela era.

  11. Triste vc entrar em uma igreja para escutar a palavra do Senhor e ouvir política. Escutei em alto e bom tom um homem: ” Jesus Cristo é candidato? ” Pegou esposa e filhos e se retirou. Fim dos tempos mesmo.

  12. Jesus não é politico sua missão foi aproximar o homem de Deus , judas entendia que Jesus seria um politico ate reconhecer que não era se arrependendo desse erro

  13. Não tenho dúvidas que Jesus foi um progressista. Enfrentou os ricos e poderosos e pelas mãos deles foi morto. Cristo confortou os ladroes, as prostitutas como daria hoje aos LGBQIA+. Olhava para os pobres e deixou um símbolo lindo de comunhão/comunismo quando pregou em dividir o pão. Pior do que querer inserir Cristo como esquerda ou direita é encaixa-ló no sistema capitalista. O capitalismo tem como princípio o esforço e ascensão individual como base pra aumento da riqueza universal. Só que esse pão do capitalismo nunca foi e nunca será dividido. Cada vez o fosso das diferenças aumentam e ricos ficam mais ricos e pobres mais pobres. Mais ganância, mais miséria. “Pai, perdoa-lhes, pois eles não sabem o que fazem” (Lucas 23.34).

  14. Jesus era contra ou a favor das drogas? Jesus era contra ou a favor do aborto? Jesus incentiva ladrões ou os chamava ao arrependimento? Jesus era a favor da homossexualidade, adultério, mentira… etc , ou mandava eles se converterem?
    Jesus mandou os homens pegarem o que é dos outros ou ganhar o pão com o suor de seu rosto?
    Acho que só por aí já sabemos a resposta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima