José Osmir Bertazzoni
Meus queridos leitores, há muito tempo me desestimulei a escrever, coisa que há alguns anos fazia diariamente, por anos fui articulista do Diário de Piracicaba, Jornal de Piracicaba e Tribuna Piracicabana, conquanto, minhas linhas se apagaram.
Isso ocorreu em razão do meu trabalho, por 12 anos em Brasília e viajando o mundo em missão profissional e estudos. Por dez anos atuei junto a OIT (Organização Internacional do Trabalho) órgão pertencente a ONU (Organização das Nações Unidas) em Genebra (Suíça).
Como Diretor Jurídico da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil foram 14 anos e, junto a NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) estou concluindo meu segundo mandato consecutivo (também como Diretor Jurídico).
Além dessas tarefas internas atuei como advogado para sindicatos de trabalhadores importantes, tais como: Servidores de Campinas, Servidores da Assembleia Legislativa de São Paulo, Sindicato dos Servidores de Rio Claro – SP, Servidores de São Carlos – SP, Servidores de Goiânia – GO, Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Apart Hotéis, Motéis, Flats, Pensões, Hospedarias, Pousadas, Restaurantes, Churrascarias, Cantinas, Pizzarias, Bares da Região Metropolitana de São Paulo) etc. Tenho processos distribuídos em quase todos os Estados da União. Sempre prestando assessoria na minha especialidade que é o direito coletivo do trabalho.
Porém, nunca abandonei em que acredito e amo na minha vida, principalmente minha família e o Sindicato dos Servidores Municipais de Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro e Saltinho, cuja fundação passou pela coragem de um grupo de servidores desprovidos do medo, fui o precursor e o primeiro presidente, hoje, já estamos a completar 33 anos de existência e sendo reconhecido como um dos sindicatos mais importantes do Brasil.
Para tanto esforço, nunca abandonei minha profissão como advogado, mantenho meu escritório, meus clientes e uma carteira que jamais sonhei conquistar, além de um filho que seguiu meus caminhos.
Como jornalista tenho ainda meus sonhos, após passar pelo Diário de Piracicaba atuei como articulista nos matutinos: Jornal de Piracicaba e Tribuna Piracicabana; lógico, hoje encontro barreiras pelo pouco tempo que disponho (em um dia de apenas 24 horas).
Sempre fui muito apegado a filosofia e nas frases de grandes pensadores, tais como Sarah Westphal, escritora catarinese, (1983), autora da crônica “Quase”:
“Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu”.
Nosso destino é marcado pelas nossas ações, não existe sorte ou azar, existe sim a persistência e a busca por objetivos para chegarmos aonde desejamos chegar. Nosso povo brasileiro, não importa sua etnia, suas origens, somos todos capazes de mudar nossos destinos buscando na educação o caminho mais bem pavimentado para o futuro.
Outra frase que nos interessa reproduzir é de pura motivação escrita por Zig Ziglar (6 de novembro de 1926 – 28 de novembro de 2012) foi um escritor, vendedor e orador motivacional americano:
“As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente”.
Motive-se diariamente, empenhe suas energias em acreditar em você mesmo, pois somos capazes de tudo, podemos alcançar o que almejamos de forma segura se exigirmos oportunidades e honestidade da sociedade que criamos para nos defender da vida natural (animal) e nos transformarmos em ser social. Logo optamos por um pacto social.
Como a maioria dos brasileiros eu também nasci pobre e na periferia da cidade de Piracicaba, precisamente no bairro da Paulista que hoje é considerado Centro e bairro de classe média. Lógico que em 63 anos tudo mudou, eu mudei e a cidade mudou. Busquei vencer minhas deficiências olhando as ações das pessoas que tinham sucesso, não pela inveja, mas sim pelo modelo de desempenho que eles representavam.
Por derradeiro, quero deixar minha mais profunda gratidão a essa cidade e ao nosso povo, pois os que acreditaram em nosso trabalho, conseguimos responder com êxito e muito respeito, além de retribuir com muito carinho aos que hoje nos procuram.
Tudo é motivação para o nosso transcorrer na linha da vida, também reproduzo o texto de Caio Fernando Abreu (Santiago, 12 de setembro de 1948 — Porto Alegre, 25 de fevereiro de 1996) foi um jornalista, dramaturgo e escritor.
“De cada dia arrancar das coisas uma modesta alegria; em cada noite descobrir um motivo razoável para acordar amanhã.”
Que seu amanhã seja prospero e com muita saúde, mas lembre-se sempre, seu sucesso inevitavelmente estará interligado ao sucesso e ao apoio dos outros amigos.
______
José Osmir Bertazzoni, advogado e jornalista.