Crianças do Centro de Convivência Infantil fazem atividades sobre o ECA

CCI é um dos projetos mantidos pela Pasca – Crédito: Projeto CCI/Divulgação

As crianças participantes do CCI (Centro de Convivência Infantil) estão realizando, durante o mês de julho, atividades sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), a Lei 8.069/90, que completou 31 anos de existência no último dia 13. O CCI é um dos projetos mantidos pela Pasca, e oferece atendimento gratuito a 40 crianças com idades entre 6 e 8 anos.

O tema vem sendo abordado a partir de vídeos educativos, rodas de conversa, jogos, produção de cartazes, desenhos e outras atividades alusivas a esta temática, a partir de um processo coletivo em que as vivências das crianças são valorizadas.

Um dos objetivos, segundo a Coordenadora do Projeto, Maisa Santiago, é que a partir da iniciativa as crianças reconheçam seus direitos, assim como seus deveres, estabelecendo uma relação com o estatuto. “É um processo dinâmico de ações sociopedagógicas e socioeducativas, que promovem a valorização da criança, a ampliação de suas habilidades socioemocionais e o reconhecimento das ações em favor da garantia dos seus direitos”, explica.

Para as educadoras Daiane Costa e Mariana Sposito, é importante valorizar as pautas trazidas pelas crianças, além de esclarecer e desmistificar assuntos que as preocupam, como por exemplo, a atuação de órgãos de proteção de direitos como os Conselhos Tutelares.

O Projeto CCI está na avenida Frei Francisco Antonio Perin, 1.091, no bairro Novo Horizonte e funciona de segunda à quinta-feira, no período da manhã, atendendo crianças em contraturno social. Em função da pandemia de COVID-19, atualmente atende 25% da capacidade diária, seguindo as normativas sanitárias e as orientações da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima