
A Prefeitura de Piracicaba veicula, desde segunda-feira (21), campanha que incentiva a esperança em dias melhores, intitulada Falta Pouco, alicerçada na evolução da vacinação contra a Covid-19 no município. Importante lembrar que mais de 1/3 da população acima de 18 anos já foi vacinada com a 1ª dose. Segundo site do Governo do Estado, ontem (22), até as 13h30 Piracicaba, que tem 407 mil habitantes, já havia vacinado 127.984 pessoas com a 1ª dose e 53.448 com a 2ª dose.
A campanha publicitária foi concebida pelos profissionais do CCS (Centro de Comunicação Social) da Prefeitura, que convidou figuras anônimas e formadores de opinião para que participassem gravando uma mensagem positiva. A equipe de criação do CCS explica que a ideia foi mostrar que toda a sociedade, independente de classe social, anseia por dias melhores no período pós-vacinação.
Participaram das gravações o presidente da Unimed Piracicaba – Carlos Youssef, o presidente do Simespi – Euclides Libardi, o presidente da Acipi – Luiz Carlos Furtuoso, o provedor da Santa Casa de Piracicaba – João Orlando Pavão, o presidente da Câmara – Gilmar Rotta e o presidente do Hospital dos Fornecedores de Cana – José Coral. Na mensagem final do vídeo, o médico Augusto Muzilli Jr, subsecretário de Saúde, lembra que com a população vacinada, os óbitos tendem a diminuir, assim como a taxa de ocupação em UTIs e enfermarias.
A campanha é composta por vídeos e cards, veiculados nas redes sociais da Prefeitura, e spot de rádio, na Educativa FM. O slogan Falta Pouco. Colabore! Em breve Piracicaba voltará a sorrir, foi sugerido pelo prefeito Luciano Almeida.
43 OU MAIS
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), amplia a vacinação contra Covid-19 para pessoas com 43 anos ou mais. Para receber a vacina, os integrantes desse grupo deviam fazer o agendamento desde ontem (22), às 16h, pelo site VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/). A vacinação para esse grupo começa nesta quarta (23). No mesmo horário, as agendas de outros três grupos foram reabertas: gestantes e puérperas com 18 anos ou mais; profissionais da educação com 18 anos ou mais (com QRCode); e pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais. Além disso, também havia vaga para 2ª dose da vacina.
EVITAR AGLOMERAÇÃO
A SMS lembra que todas as pessoas com horário agendado para receber a vacina têm a dose garantida, uma vez que a vaga só é liberada no VacinaPira conforme as doses são recebidas pelo município. Sendo assim, devem chegar ao Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas ou na unidade de saúde agendada com 5 minutos de antecedência, para não gerar aglomeração.
Com a ampliação dos grupos prioritários para vacinação contra Covid-19, a SMS gerencia a agenda por meio do VacinaPira e, aos sábados, unidades de saúde do município, além do Ginásio, também aplicam a vacina com agendamento.
2ª DOSE
Quem está no período para receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19 ou já passou do período também pode fazer o agendamento por meio do VacinaPira. O intervalo entre a 1ª e 2ª dose da CoronaVac/Butantan é de 21 a 28 dias e da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz é de 12 semanas.
ATRASO
No último sábado (19), a SMS disponibilizou mais uma vez a 2ª dose da vacina contra Covid-19, sem agendamento, para quem já havia passado do prazo para recebê-la. De acordo com a VE (Vigilância Epidemiológica), 33 pessoas nesse perfil procuraram o Crab Vila Rezende. Esse foi o terceiro sábado consecutivo que a SMS realizou essa ação. No dia 05/06, 42 pessoas compareceram e no dia 12/06, outras 30.
Devido ao histórico de baixa procura nessas ações, para otimizar o tempo da equipe de plantão no Crab Vila Rezende, no último sábado, nesse caso por meio de agendamento, também foram aplicadas 2ª doses em pessoas dentro do período correto para recebê-la. Nesse perfil, 113 pessoas foram vacinadas com a 2ª dose naquela unidade. Ou seja, durante o dia 19/06 foram aplicadas, ao todo, 146 doses. Em todos os locais de vacinação, no dia 19/06, foram aplicadas 741 doses.
Até 22/06/21, de acordo com a VE, 1.994 pessoas estavam em atraso para receber a 2ª dose da vacina contra Covid-19, sendo 1.489 da CoronaVac/Butantan e 505 da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. O atraso para receber a 2ª dose significa a pessoa ter tomado há mais de 28 dias a 1ª dose da vacina CoronaVac/Butantan e há mais de 12 semanas a 1ª dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz.