
Thaís Soleira Rodrigues, especialista em fisioterapia respiratória e neurologia adulto e pediátrico, explica que o ambu é um dos equipamentos utilizados na fisioterapia respiratória, com os quais faz atendimento domiciliares e exclusivos nas residências.
Como é feito o tratamento? Thaís explica que “a fisioterapia respiratória é uma parte essencial para o tratamento de afecções respiratórias. Os principais benefícios incluem incremento da capacidade pulmonar e aumento dos componentes elásticos alterados por doenças restritivas”.
Também detalha que, nesse momento de pandemia, “nos deparamos com as sequelas da Covid-19” e, para ela, “a fisioterapia respiratória, com o uso do ambu, favorece a diminuição das áreas de colapso pulmonar ocasionado pela patologia e recuperação cardiorrespiratória”.
Tecnicamente — explica Thais — “esse equipamento tem finalidade de promover a ventilação artificial enviando ar comprimido ou enriquecido de oxigênio para o pulmão, de forma a sua utilização auxiliar na ventilação”.