Moção de aplausos 119/2021, da vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos), aprovada na 17.ª reunião ordinária de quinta-feira (17) parabeniza o NEA (Núcleo de Educação Ambiental), da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), pelos 25 anos de existência.
Criado em 1996 como uma equipe da Sedema, o NEA iniciou em junho daquele ano com atividade de educação ambiental no Viveiro de Mudas e no Zoológico Municipal. Com uma equipe já ampliada em 1998, realizou o primeiro curso de formação de professores da rede municipal, o curso Flora. Sua vocação em realizar processos de formação e várias atividades de educação ambiental em escolas e comunidades, e foi se consolidando ao longo dos anos. De 2001 a 2004, o grupo passou a ser conhecido como Centro de Referência em Educação Ambiental de Piracicaba (Creap).
Em 2005, foi oficialmente criado como Núcleo de Educação Ambiental (NEA), com as atribuições de planejamento e a execução de projetos, programas e intervenções educativas que fortalecem os programas e serviços da Sedema e a articulação entre instituições para estabelecimento de parcerias em projetos de educação ambiental. Uma das contribuições do núcleo é a participação na Câmara Técnica de Educação Ambiental dos Comitês PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí), em que o NEA tem assento representando a Prefeitura de Piracicaba.
Sediado desde 2010 no Parque do Mirante, o NEA segue os preceitos da Educação Ambiental no Brasil, tendo o Centro de Educação Ambiental inserido em espaço público com potencial para práticas de atividades educativas e de fácil acesso à população. Também em 2010, foi instituída a Política Municipal de Educação Ambiental, através lei municipal 6.922/2010. Por meio dessa lei e seu decreto, em 2012 foi constituído o Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), composto por representantes da sociedade civil e do poder público. O NEA tem assento representando a Sedema.
E, neste ano, como parte das comemorações, o NEA participa de diversas atividades inseridas na Simapira (Semanas Integradas do Meio Ambiente): plantio de árvores e encontros virtuais para discussão de temas atinentes à educação ambiental estão entre as ações.