A Prefeitura de Piracicaba, por meio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde), vai ampliar a faixa etária para vacinação de pessoas com comorbidade e de pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada). As pessoas com comorbidades listadas pelo Ministério da Saúde com 18 anos ou mais já poderão ser vacinadas contra Covid-19 no município. Por sua vez, a faixa etária para pessoas com deficiência será a partir dos 30 anos. Todos os grupos devem fazer o agendamento no VacinaPira (https://vacinapira.piracicaba.sp.gov.br/cadastro/blk_inicial/). Confira abaixo a abertura de cada agenda.
Nessa terça (1º), foi aberta a agenda para pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais no site VacinaPira. Também foi reaberta a agenda para vacinação com a 1ª dose de pessoas com 60 anos ou mais. Nesta quarta (2), a partir das 10h, o VacinaPira vai abrir agenda para pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC com 30 anos ou mais. Também amanhã, nesse mesmo horário, reabrem as agendas para motoristas do transporte coletivo com QRCode disponibilizado pelo Estado; profissionais da educação com 47 anos ou mais com QR Code disponibilizado pelo Estado; gestantes com comorbidades e puérperas (mulheres que deram a luz há até 45 dias) com comorbidades, ambas com 18 anos ou mais; pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais; pessoas transplantadas de órgão sólido e medula óssea em uso de imunossupressores com 18 anos ou mais.
Além desses grupos, nesta quarta-feira, às 10h, serão disponibilizadas novas vagas para vacinação com a 2ª dose de todos os públicos que receberam a 1ª dose da vacina Coronavac/Butantan há 21 dias ou mais ou a 1ª dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Friocruz há 12 semanas.
MOTORISTAS
A vacinação dos motoristas do transporte coletivo começou no município no último sábado (29). No início do processo, esses profissionais tiveram dificuldades para cadastrar o CPF no site VacinaJá, do Governo do Estado. Agora, o sistema já está estabilizado. Apenas a partir do QRCode fornecido a partir desse cadastro o município pode aplicar a vacina nesse grupo. Sendo assim, a SMS ressalta que os motoristas devem fazer, primeiro, o cadastro no VacinaJá do Governo do Estado (no link: https://vacisetrans.sp.gov.br/) e receber o QR Code para, depois, fazer o agendamento no VacinaPira. Além do QR Code, esses profissionais devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência em Piracicaba no ato da vacinação.
COMORBIDADES
Confira os documentos para comprovar a comorbidade e receber a vacina: Comprovante em versão original sobre a comorbidade, podendo ser: laudos, declaração, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde, assinado e carimbado, constando o CRM do(a) médico(a); Comprovante de residência em Piracicaba; Documento com número de CPF da pessoa a ser vacinada; Documento de identificação com foto da pessoa a ser vacinada; As grávidas devem apresentar ainda comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico e apresentar ainda a prescrição médica para receber a vacina; As puérperas podem utilizar a declaração de nascimento da criança.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Confira os documentos que pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC devem apresentar para tomar a vacina: Comprovar ser beneficiário do BPC (apresentar número do BPC). Comprovar sua deficiência por meio de um dos documentos: laudo médico que indique a deficiência; cartão de gratuidade no transporte público que indique sua deficiência; documentos comprobatórios de atendimento em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com indicação da deficiência ou qualquer outro documento que indique se tratar de pessoa com deficiência; Comprovante de residência em Piracicaba; Documento com número de CPF da pessoa a ser vacinada; Documento de identificação com foto da pessoa a ser vacinada.
TRANSPLANTADOS
Confira os documentos que as pessoas transplantadas de órgão sólido e medula óssea em uso de imunossupressores com 18 anos ou mais: Carta médica que comprove a condição clínica e com autorização médica para receber a vacina contra Covid-19; Comprovante de residência em Piracicaba; Documento com número de CPF da pessoa a ser vacinada; Documento de identificação com foto da pessoa a ser vacinada.
SÍNDROME DE DOWN
Confira os documentos que as pessoas com síndrome de Down com 18 anos ou mais devem apresentar para tomar a vacina: Comprovante em versão original da condição de risco, podendo ser: laudos, declaração, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da condição de saúde, assinado e carimbado, constando o CRM do(a) médico(a); Comprovante de residência em Piracicaba; Documento com número de CPF da pessoa a ser vacinada; Documento de identificação com foto da pessoa a ser vacinada.
IDOSOS 60+ – Confira os documentos que pessoas com 60 anos ou mais devem apresentar para tomar a vacina: RG e CPF; Comprovante de residência em Piracicaba
PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Os profissionais da educação também devem apresentar no ato da vacinação o QRCode fornecido pelo Estado após validação, além de RG, CPF e comprovante de residência em Piracicaba.