
A implantação de faixa de retenção e recuo exclusivo para bicicletas e motocicletas (bolsões) nas vias públicas em regiões de grande fluxo equipadas com semáforos é proposta no projeto de lei 102/2021, do vereador Thiago Ribeiro (PSC). O PL deu entrada na Câmara Municipal durante a 12ª reunião ordinária de 2021, na última segunda-feira (24), e tramitará pelas comissões da Casa.
Bolsão de proteção é o espaço livre demarcado, exclusivo para ciclistas e motociclistas, enquanto aguardam a liberação do semáforo para transitar. De acordo com o autor do PL, a implantação de bolsões tem como objetivo a segurança viária nas vias de grande fluxo de veículos do município. “A criação de uma faixa exclusiva com a finalidade de paradas das motocicletas e bicicletas em espaço reservado para aguardar a mudança do semáforo evitará que fiquem entre os carros, o que corriqueiramente causa acidentes e engarrafamento, de forma que se permitirá uma maior fluidez no trânsito, proporcionando maior segurança dos pedestres, condutores de automóveis e dos próprios condutores de motocicletas e bicicletas”, justifica o vereador.
Caso aprovada, a implantação de faixas de retenção e recuo exclusivo para bicicletas e motocicletas será de acordo com as normas fixadas pela Pelo Código de Trânsito Brasileiro e pela Resolução nº 550, de 17 de setembro de 2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).