Manutenção em condomínio

Cassia Gelinski

 

O síndico é o responsável pelo bom funcionamento administrativo e operacional do condomínio, mantendo um condomínio funcional e valorizado., diante disso, as manutenções preventivas e corretivas precisam estar sempre em dia, recebendo acompanhamento presencial por parte do síndico, no qual o mesmo possa estar ciente do bom funcionamento e excelência dos serviços prestados.

As manutenções preventivas devem ser feitas periodicamente de modo a evitar futuros transtornos. Alguns exemplos sugeridos através de normas e leis é a limpeza e desinfecção de caixas d’água, que por normas sanitárias devem ser realizadas semestralmente, assim como a SPDA (para raio), a dedetização, manutenção dos extintores e mangueiras de incêndio, estanqueidade (central de gás), elevadores e instalações elétricas; as corretivas são aquelas que visa corrigir um problema pontual como, por exemplo, a correção de um vazamento.

Temos ainda que ter total atenção com eventuais problemas de rachaduras em paredes e vigas, umidade e corrosão de ferragens, sendo esses indícios de um possível problema grave eminente como por exemplo a queda do prédio, fazendo-se necessário um laudo de inspeção predial por um engenheiro de confiança. Não esquecendo dos interfones e portões, limpeza das caixas de gordura, esgoto e bombas d’água, AVCB, como também a necessidade da pintura de fachada a cada 5 ou 7 anos.

É dever do síndico ter um cronograma de manutenção predial preventiva em dia e disponível para visualização de todos, gerando confiança e segurança para os moradores, seguindo sempre as normas da ABNT.

Com as manutenções e laudos em dia, o condomínio será valorizado transmitindo segurança aos condôminos e reconhecimento ao síndico responsável.

_____

Aparecida de Cassia Gelinski Ramos, síndica do Condomínio Sagitários

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima