Mais de 300 veículos participaram da carreata do Divino

A Irmandade do Divino promoveu, no domingo (23), carreata para celebrar a Festa do Divino Espírito Santo – Foto: Prefeitura/CCS

A Irmandade do Divino promoveu, no domingo (23), carreata para celebrar a Festa do Divino Espírito Santo. A ação teve a participação de mais de 300 veículos, que percorreram diversos bairros. A manifestação da Igreja Católica, que completa 195 anos em 2021, mudou seu formato original – que inclui a derrubada dos barcos, que é a colocação dos barcos no rio Piracicaba, e a tradicional festa – por conta da pandemia do coronavírus.

O secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz, representou o prefeito Luciano Almeida na carreata, que passou por pontos como Prefeitura, Câmara de Vereadores e Engenho Central, entre outros. Os carros também passaram pela Santa Casa de Misericórdia e pelo Hospital dos Fornecedores de Cana. Foram realizadas orações, pedindo força e saúde aos profissionais que lá trabalham e aos doentes.

Várias igrejas receberam as homenagens da carreata do Divino, como a dos Frades, São José, Paulicéia, São Judas, Bom Jesus, São Dimas, Capela de Nossa Senhora da Aparecida e a Catedral de Santo Antonio, onde aconteceu a Benção solene da bandeira do Divino e a dos carros e seus ocupantes que participaram do evento. “Fiquei emocionado e feliz por ver de perto a manifestação de fé e respeito do povo piracicabano pelo Divino”, disse.

Também participaram do evento o novo presidente da Irmandade do Divino, Vitor Alberto Toti, e os festeiros deste ano, Marco Antonio Franco Bueno e sua esposa Elisete Bueno.

PROGRAMAÇÃO

Mesmo não realizando a tradicional festa, a Irmandade do Divino segue com programação: 06/06 – Feijoada do Divino – vendas antecipadas com retirada no sistema drive thru, das 11h às 15h; 04/07 – Missa da Derrubada dos Barcos, às 10h; 05/6 e 07/07 – Tríduo, às 19h, com venda presencial do Bolo do Divino aos participantes; 10/07 – Encontro simbólico das Bandeiras, às 16h – tarde do pastel com venda presencial (somente retirada); 10/07 – Missa do Encontro das Bandeiras, às 17h; 11/07 – Terço de encerramento, às 10h, e passagem da Bandeira para o próximo Festeiro; 11/07 – Macarronada do Divino – vendas antecipadas com retirada no sistema drive thru, das 11h às 14h.

PATRIMÔNIO IMATERIAL

Em 2016, o Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba), órgão ligado à Semac, aprovou o registro da Festa do Divino Espírito Santo como patrimônio cultural imaterial do município. A festa teve início em 1826 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, atraindo milhares de pessoas, com expressivos rituais, como Folia, Pouso, Leilão de Prendas, Encontro das Bandeiras, Procissão, Missa e Rodas de Cururu e Violeiros.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima