
A vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade É Sua, esteve no horto medicinal, no Crab (Centro de Referência em Atenção Básica) do Cecap, quarta-feira (26), em encontro com as técnicas do local, o secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano, a secretária municipal de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, e representantes da comunidade.
O objetivo da visita foi apresentar o andamento do projeto a Filemon. O horto medicinal iniciou-se em 2017, por meio de uma enfermeira que procurou o gabinete da ex-vereadora Nancy Thame, onde Silvia Morales era assessora. A Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo), a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), a comunidade local e o Conselho Municipal da Saúde formaram uma rede de apoiadores e colaboradores do projeto.
As técnicas do Crab destacaram o interesse em regularizar o horto e passar à “Farmácia Viva 2”, fase em que ocorre a manipulação da planta medicinal, para que o espaço seja reconhecido pela Secretaria Municipal de Saúde. Filemon colocou-se à disposição para apoiar e construir os encaminhamentos necessários em conjunto.
No final de 2020, Nancy Thame deixou uma rubrica, por meio de emenda à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentarias) do munícipio, com o objetivo de replicar a iniciativa do horto medicinal para os demais Crabs. A vereadora Silvia Morales dispôs-se a colaborar com a continuidade do projeto do horto do Crab do Cecap e “dos demais que possam ser viabilizados no município”.