Iniciativa do vereador Fabrício Polezi (Patriota), a Câmara de Piracicaba aprovou a moção de aplausos 67/2021, no último dia 29, que parabeniza os policiais civis do DEIC (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), em nome do delegado Wilson Lavorenti, pelos serviços prestados na área de segurança pública.
Polezi enfatiza, no texto, que moção não só é necessária como também é “dever cívico”, que visa reconhecer os trabalhos dessa “valorosa equipe” que vem desferindo “duros golpes aos criminosos”, não deixando que o crime organizado tome conta da cidade de Piracicaba. Na justificativa de voto, o parlamentar agradeceu aos demais colegas pela aprovação e destacou o prazo recorde em que o DEIC desvendou o crime que resultou na morte da ex-vereadora Madalena.
A moção detalha que a cidade conta com uma divisão especializada para o trabalho de investigação e combate ao crime organizado realizado pela Polícia Civil. A unidade foi formalmente criada em 22 de fevereiro de 2020, tornando-se responsável por ocorrências em toda região do Deinter 9 (Departamento do Interior), cobrindo uma área de 52 municípios, sendo formada por três delegacias especializadas (DIG, DISE e DHPP) e um grupo operacional (GOE).
O DEIC é coordenado pelo delegado divisionário Wilson Lavorenti, professor titular da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e professor da Academia de Polícia Civil de São Paulo. Wilson atua principalmente em temas como direitos humanos, internacionalização, convenção, monitoramento, gênero e naturalização. É graduado em Direito pela Unimep (1989), mestre em Direito Penal pela Unimep (2000) e doutor em Direito Penal pela PUC-São Paulo (2007).
Um dos crimes de maior repercussão ocorrido recentemente foi o homicídio qualificado da ex-vereadora Madalena. “Uma incrível figura, alegre e muito querida em nossa cidade. Este crime chocou a população e este caso foi solucionado em tempo recorde, exemplificando como o DEIC Piracicaba possui extrema relevância. Este e outros fatos motivaram esta moção de aplausos”, ressaltou Polezi.
INVESTIGAÇÕES
O DEIC Piracicaba também atuou em diversas outras investigações, que resultaram na apreensão de 174 quilos de pasta base de cocaína, avaliadas em quase oito milhões de reais, bem como a prisão do criminoso que se encontrava com a droga, e o estouro de residência na Nova Piracicaba utilizada como estufa de “Skank” (a chamada “super maconha”, como elevadíssimo índice de THC), sendo apreendidos mais de 50 quilos da droga, avaliados em mais de 1,5 milhão de reais, culminando com a prisão de um criminoso e indiciamento e pedido de prisão preventiva de outros, posteriormente identificados.
Também foi interceptado um veículo que vinha do Paraguai carregado de drogas, sendo apreendidos mais de 900 tijolos de maconha, culminando com a prisão de um indivíduo de maior de idade e apreensão de um adolescente infrator. O DEIC Piracicaba participou da intervenção em roubo de carga de cerveja em andamento, culminando com a prisão em flagrante delito de cinco criminosos.
Foram ainda, enumerados pelo vereador na moção, a desarticulação da cúpula do PCC em Piracicaba, que resultou em megaoperação policial na cidade e região e culminou com a prisão de 12 pessoas envolvidas com a facção; elucidação de roubo seguido de estupro em menos de 24 horas, resultando na prisão do autor em menos de 48h após o crime; prisão em flagrante delito de um criminoso que fazia série de roubos em farmácias e lotéricas, sendo esclarecidos oito crimes, e esclarecimento de 90% dos homicídios ocorridos – dentre eles, o de maior repercussão, que vitimou o ex-vereador “Madalena”.