Natalia Mondoni
Antes feito, do que perfeito.
A primeira vez que ouvi esta frase fiquei refletindo e pensando sobre o perfeccionismo. Perfeccionismo esse que muitas pessoas carregam em sua história de vida e que, na maioria das vezes, nos leva para um caminho de questionamentos e dúvidas sobre a nossa capacidade de fazer o que sonhamos, de viver de forma mais leve, e que gera sofrimento constante.
Pode ser um relatório para a empresa, uma comida saudável para o seu filho, um cabelo impecável…não importa. O nível de cobrança sobre as ações é enorme. Muitas vezes fugimos de desafios e oportunidades por entender que “teríamos que estar mais preparados”, por “não ter a condição ideal”, por “preciso ainda fazer aquele curso”.
O que quero te levar a refletir hoje é: o perfeccionismo nos leva a um lugar onde deixamos de realizar o que gostaríamos, por acreditarmos que nunca estamos preparados. O nosso nível de exigência para tudo e para todos é tão alto que não nos damos conta de que, na realidade, o nosso medo do novo, dos desafios, das situações, faz com que nos escondamos atrás desta perfeição. E aí ficamos com a sensação de estarmos estagnados.
Portanto, vamos nos desafiar a simplesmente ir em frente e tomar as nossas atitudes! Ao invés de buscar a perfeição naquela atividade que você está pensando em fazer faz tempo, simplesmente faça! Vamos exercitar e buscar a nossa melhoria contínua a cada dia. A sensação da realização vai nos impulsionar para cada vez para frente!
Vamos aproveitar que estamos finalizando mais um mês do nosso ano — já! — e pensar nisso? Com carinho.
______
Natalia Mondoni, psicóloga; Instagram @psinataliamondoni