Banco de Leite do HFC recebe importantes doações

José Coral e Dayane Ferreira – Crédito: Divulgação

O Banco de Leite Humano do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, há 14 anos presta atendimento para as mães e bebês recém-nascidos. Os parceiros que reconhecem a importância do trabalho desse setor, entendem que toda ajuda faz a diferença.
A Afrop – Associação de Famílias de Rotarianos de Piracicaba fez uma importante doação de frascos para o Banco de Leite, item importante para o armazenamento do leite doado. “Os fracos são entregues as mães doadoras para a coleta do leite e para o armazenamento”, explicou a enfermeira coordenadora do BLH. Dayane Rocha Ferreira.
Outra doação importante foi realizada pelos associados do Rotaract Aeon de Piracicaba que doaram um freezer para o armazenamento do leite doado. “A doação do freezer veio para ajudar no trabalho do único Banco de Leite de Piracicaba. Com essa doação um dos nossos freezers será substituído, afinal já são 14 anos de uso, tempo que o Banco de Leite do HFC foi inaugurado. O Banco de Leite é totalmente mantido pelo HFC e toda ajuda sempre é muito bem vinda”, disse o presidente do HFC, José Coral.
O custo mensal para manter o serviço ativo é em média de R$ 39.350,00. O Banco de Leite realiza em média 400 atendimentos por mês e 75 visitas domiciliares mensais para coleta de leite. “O Banco de Leite Humano do HFC presta toda assistência as mães sobre amamentação, além disso conta também com uma unidade móvel que faz a coleta do leite materno nas residências das mães doadoras, para facilitar a vida da mãe que deseja doar”, explicou a enfermeira coordenadora do BLH.

Banco de Leite do HFC, o único de Piracicaba

O Banco de Leite presta toda assistência as mães sobre amamentação, além disso conta também com uma unidade móvel que faz a coleta do leite materno nas residências das mães doadoras, para facilitar a vida da mãe que deseja doar.
O leite doado é pasteurizado e destinado aos bebês prematuros e com baixo peso que estão internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do HFC em processo de recuperação.
“Todo leite que chega da casa das doadoras passa por um processo rigoroso, atendendo todas as normas da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano. O BLH do HFC é certificado com Selo Ouro por atender todos os requisitos de segurança no processo de pasteurização do leite humano”, explicou a enfermeira coordenadora.

ESTOQUE BAIXO 

Apesar da importância desse setor, ainda são poucas mães que se sensibilizam com a causa e se tornam doadoras. “Hoje nós temos em média de 22 a 24 litros de leite doados que atende à demanda da UTI neonatal do HFC, mas o ideal seria se conseguíssemos de 80 a 100 litros por mês”. disse a enfermeira coordenadora.

Ainda falta conscientização sobre esse ato de compartilhar amor, o leite materno ajuda a salvar vidas. “Se todas as mães que estão amamentando soubessem que o leite dela é capaz de salvar a vida de uma criança, certamente teríamos mais mães ativas doando leite materno”, concluiu o presidente do HFC.

AJUDA 

O HFC é quem mantém o Banco de Leite Humano ativo e toda a sua estrutura em funcionamento para atender a população. Um setor extremamente importante, que além de arrecadar leite humano, também promove várias ações sobre amamentação, o que diminuiu o desmame precoce e a mortalidade infantil.
“O BLH ajuda muitas mães e crianças, mas a conta do setor fica integralmente para o HFC, porque esse é um setor que não gera receita, nada no Banco de Leite é comercializado. Diante disso, são quase R$ 40 mil negativos todos os meses subsidiados pelo HFC para manter toda a equipe multidisciplinar”, explicou a gerente financeira do HFC, Luciana Garcia. Por isso, você pode ajudar! Doe para o HFC, qualquer quantia fará muita diferença. #doeparaoHFC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima