Com resultados que surpreendem a cada ano, o Hospital Unimed Piracicaba passou por auditoria inédita de recertificação hospitalar ONA 3 (Organização Nacional de Acreditação), conforme prevê o novo manual de qualidade, com especialistas da DNV-GL, uma das mais conceituadas instituições acreditadoras do Brasil. A participação da Diretoria no sistema de gestão, o aprimoramento dos serviços assistências, os investimentos em infraestrutura e equipamentos e, ainda, o fluxo de atendimento da Covid-19 estão entre os pontos fortes apontados pelo relatório deste ano.
“Mais uma vez, a recertificação se deve ao comprometimento de uma equipe de médicos e colaboradores empenhada em oferecer uma assistência segura, além de melhoria contínua dos processos e um planejamento estratégico efetivo”, disse Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.
Conquistado em 2017, o selo máximo de qualidade atribuído à Cooperativa comprova a cultura organizacional, a maturidade da gestão, os resultados da instituição, o foco na segurança do paciente e a alta resolutividade médica.
“Nosso trabalho é sempre movido por desafios. E um deles foi a conquista da qualificação hospitalar reconhecida em todo o País. Este selo, em especial, atesta que oferecemos infraestrutura completa e seguimos o novo Manual Brasileiro de Acreditação, que garante o padrão de qualidade que nossos beneficiários merecem”, revelou o dirigente.
Para Joussef, que está no comando da Cooperativa desde 2012, a meta do Hospital Unimed Piracicaba é continuar avançando cada vez mais em qualidade e no aprimoramento dos atendimentos. “Mesmo diante de uma pandemia global, não deixamos de investir. Ampliamos os serviços cardiológicos da Unidade do Coração, viabilizamos aplicativos para facilitar a rotina de beneficiários, estruturamos a sala de parto de adequado e, ainda, estamos finalizando as construções do novo Centro Administrativo da Instituição. E queremos mais para 2021”, finalizou.
ISO 9001
Em 2019, a certificadora DNV-GL também conferiu à Cooperativa a certificação ISO 9001:2015. “A auditoria é um processo sistemático, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências para determinar se o sistema de gestão está em conformidade com o escopo de certificação e critérios da auditoria”, disse a gerente estratégica da Qualidade da Unimed Piracicaba, Isabela Annicchino.
O atendimento aos requisitos da ISO 9001:2015 traz muitos ganhos e amplia a visão da organização. Nos últimos anos, a Unimed Piracicaba instituiu pesquisas de satisfação dirigidas as partes interessadas, como beneficiários, empresas e colaboradores, para definir o contexto da Cooperativa, incluindo análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que definem a posição no ambiente interno e externo. “O acompanhamento destes cenários é a base do nosso planejamento estratégico, voltado, exclusivamente, à melhoria contínua de todos os processos da Instituição”, explicou Isabela.
Para Joussef, a certificação internacional representa uma grande conquista para a Unimed Piracicaba, principalmente por ser um processo que coloca a melhoria contínua como fundamento para a evolução da Cooperativa. “O reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. E o trabalho não para”, finalizou o dirigente.
DESTAQUE NACIONAL
Duas importantes publicações de circulação nacional atestam a solidez e a posição de referência da Unimed Piracicaba no mercado: revistas Época Negócios 360º e Valor 1000. Em conjunto, os estudos apontam a Cooperativa como uma das melhores e maiores empresas no segmento de saúde no Brasil. E mais: a Cooperativa é líder entre as Unimeds do Brasil, na categoria Independência Financeira (1a posição), do anuário Valor 1000.
“Estar entre as melhores do País nos orgulha de uma trajetória que completa 50 anos. Nunca tivemos a pretensão do reconhecimento nacional. Nossa maior pretensão é oferecer uma assistência médica de excelência e humanizada”, disse Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba.
Ambas edições focam na performance financeira da Instituição, dimensão que certifica a excelência dos serviços prestados e a gestão sólida, trazendo ainda maior segurança aos mais de 600 médicos cooperados, 1.800 colaboradores e 180 mil beneficiários da cidade e região, além da assertividade nos resultados e sustentabilidade organizacional da Cooperativa.
De acordo com o dirigente, o reconhecimento nacional atesta a credibilidade da Instituição que se mantém na liderança mesmo diante de instabilidades econômicas no País. “Para nós, é uma satisfação estar entre os maiores e melhores do País. A conquista só reforça que, desde 2012, estamos atuando com assertividade, promovendo uma gestão séria e comprometida, focada em resultados que contribuam tanto para médicos cooperados quanto para beneficiários, demonstrando cada vez mais a solidez da empresa”, finalizou.