
Você já viu uns dos vídeos da Paradas pro Sucesso, campanha antitabagismo que está agitando as redes sociais? Artistas renomados de Piracicaba e região gravaram vídeos com mensagens otimistas de incentivo à cessação do tabagismo. Um dos participantes é Reynaldo Puebla, ator, educador de arte e diretor. “Vivemos um ano muito difícil para os profissionais da área da saúde e achei que toda contribuição para aliviar essa tarefa seria bem-vinda. Parar de fumar é um grande desafio e as pessoas devem procurar um especialista para serem ajudadas. Nesse ano de pandemia, os problemas respiratórios podem ser mais um agravante. Fiquei totalmente sensibilizado com a campanha Paradas pro Sucesso da cardiologista Juliana Previtalli e dou todo o meu apoio”, ressalta.
No vídeo do Reynaldo Puebla diz: “Você sabia que dois terços dos 15 bilhões de cigarros vendidos por dia são lançados ao solo? Esses resíduos contêm mais de 7mil substâncias tóxicas. Quando você deixa de fumar estará protegendo não só a sua saúde, mas também a do planeta Terra”.
De fato, o cigarro é um dos grandes vilões da vida saudável, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). O seu principal resíduo sólido, a bituca, também causa um grande impacto no meio ambiente, principalmente pelo seu descarte irresponsável. A prevalência de fumantes no mundo é de 20%. “Se pensarmos que no mundo há 7,8 bilhões de pessoas e que um fumante consome de 8 a 20 cigarros por dia, chegamos ao número de 15 bilhões de cigarros fumados por dia. Dois em cada três fumantes jogam suas bitucas de cigarro no chão. Então, por dia no mundo são jogadas ao solo 5 bilhões de bitucas de cigarro”, destaca a cardiologista Juliana Previtalli.
Jogar bitucas pela janela do carro, por exemplo, infelizmente ainda é um hábito comum. De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, nas estações mais secas como o inverno, essa atitude é uma das principais causadoras de incêndios na região paulista, provocando queimadas, prejudicando o meio ambiente e afetando a segurança dos motoristas nas estradas por conta da fumaça gerada.
A Paradas pro Sucesso, campanha educativa antitabagismo é totalmente solidária e foi idealizada pela médica cardiologista Juliana Previtalli e pelo músico Luis Fernando Dutra. Reúne artistas de Piracicaba e região e conta com o apoio dos principais meios de comunicação como mídias impressas e digitais, rádios e televisão, Prefeitura de Piracicaba, Santa Casa de Piracicaba, prefeitura da Esalq/USP, Drogal, Café Morro Grande e Arcelor Mittal.