Prefeitura inicia reforma e amplia o Centro Social no Jardim Oriente

A obra inclui reforma da cobertura para contenção de infiltrações – Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Piracicaba inicia, neste mês, a reforma do Centro Social no bairro Jardim Oriente. O prédio que atualmente abriga o serviço Espaço Aberto – lugar de construir sonhos e cidadania, terá reforma completa do telhado e ampliação da área de lazer para atendimento das crianças. O investimento da prefeitura será de R$ 44.400 e a execução será de Tiago Gomes Medeiros ME, com previsão de 60 dias para conclusão.

A obra inclui reforma da cobertura para contenção de infiltrações decorrentes das chuvas, com os serviços de melhoria no telhamento e na captação das águas pluviais por meio de calhas e condutores, além de impermeabilização da laje. No escopo também estão incluídas a substituição das janelas do prédio, embutimento da fiação elétrica e pintura total do prédio. Além destas manutenções, será construído piso em área lateral ao prédio para ampliar a área de lazer das crianças. O prédio possui 188 m² de área construída em um terreno de 284.
ESPAÇO ABERTO

Desde 2015 o prédio que já abrigou a USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Oriente, foi concedido para exploração por 20 anos à Afascom (Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria), que já realizava no bairro o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Espaço Aberto – lugar de construir sonhos e cidadania, no contraturno escolar, com crianças de 4 a 11 ano e 11 meses e suas famílias, mas na paróquia do bairro. No local são atendidas 60 crianças e suas famílias, com atividades de acompanhamento sociocultural, com atendimento de psicóloga, assistente social, arte educadora que trabalha com brinquedoteca e contação de histórias, aulas de capoeira, música, formação para valores, ecologia e informática. O acesso ao serviço se dá por demanda espontânea e também por encaminhamento do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Piracicamirim.
PANDEMIA

Durante a pandemia, o serviço prossegue no formato on-line, com envio de atividades para crianças duas vezes por semana e uma terceira, para que toda família se envolva na atividade, além de reuniões via plataforma Zoom com as famílias. Neste período de isolamento, houve dois ou três encontros diretos com as crianças para reforçar vínculos com o projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima